5 mitos sobre a visão

5 mitos sobre a visão

Ainda hoje é muito comum repetirmos e acreditarmos em alguns mitos sobre a visão Quem já ouviu que é melhor evitar ver televisão com os olhos próximos à tela, por exemplo?

Eles estão presentes no imaginário popular, provavelmente você já ouviu falar sobre algum deles. Separamos a seguir alguns dos principais mitos relacionados aos olhos, confira!

Telas comprometem os olhos

Mito. As telas dos notebooks, celulares e televisões não comprometem a visão. O que pode acontecer é a dor de cabeça e cansaço visual pelo esforço ocular. Quem tem problema de visão não tratada provavelmente sentirá os efeitos.

Se você lida diariamente com a tela de computadores, o desconforto pode ser minimizado mantendo uma distância de 30 a 45 centímetros da tela.

No caso de televisores, o recomendável é ficar de 3 a 5 metros do aparelho. Mas lembre-se: a sua visão não será prejudicada.

O excesso de leitura prejudica a visão

Não é verdade. Ler só possui vantagens e o fato de ler muito perto não incentiva o desenvolvimento de um problema ocular. Apenas mais um do mito da infância.

O que pode ocorrer é o desconforto, já que não é muito cômodo ler muito perto, não é mesmo?

No caso das crianças, a leitura muito próxima pode indicar um problema de visão que ela mesma não sabe identificar. Fique de olho nos comportamentos de seus filhos.

Ler no escuro prejudica a visão

Ler no escuro também não prejudica os olhos. Mas isso pode indicar que a pessoa tenha ametropias ou doenças que causam comprometimento da visão noturna, procurando ambientes de baixa luminosidade para realizar a leitura.

Usar lentes de contato no avião

Não há grande caso sobre essa questão. O que pode ocorrer é o sintoma de olhos secos, já que há mudança de umidade do ar dentro do avião e a qualidade de produção de lágrimas devido às lentes de contato fica prejudicada.

Colírios devem usados sob prescrição médica.

Óculos de grau são melhores que lentes de contato

Ambos são eficazes. A diferença é que o uso da lente de contato pode ser vantajoso dependendo do problema ocular apresentado pelo paciente.

Como as lentes de contato são dispostas direto na córnea, a imagem sofre menos deformações.

Agora que você aprendeu a verdade sobre alguns mitos repetidos no dia a dia, passe na Ótica Optiluz para conhecer nossa variedade de lentes e armações!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *