A importância da proteção UV nos óculos

A importância da proteção UV nos óculos

Sempre quando você vai comprar um óculos de sol, vê nele um adesivo ou uma etiqueta com a proteção UV indicada, mas você sabe o que isso realmente significa?

A proteção UV nos óculos de sol funciona como o protetor solar para a pele, já que impede que a radiação ultravioleta chegue diretamente aos olhos, causando fotoenvelhecimento e alteração nas estruturas dos olhos.

Os raios Ultravioletas se dividem em UVA, UVB e UVC que são diferenciados pelo comprimento da onda. Os raios UVA são os responsáveis pelos danos celulares mais graves, pois penetram em camadas mais profundas de tecidos da pele e estão presentes tanto no verão quanto no inverno. Os raios UVB causam o envelhecimento precoce da pele e são os responsáveis pelas queimaduras de pele no verão. Os UVC são totalmente filtrados pela camada de Ozônio.

Sendo assim, a falta de uso dos óculos de sol causa o envelhecimento e alteração da estrutura das células do olho, o que pode evoluir para cataratas com o passar dos anos.

Agora que você entendeu sobre os tipos de raios ultravioletas, fica mais fácil saber porque os óculos solares são, além de um item de estilo, os maiores aliados dos seus olhos no verão!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *