A importância da visão na hora de tirar a CNH

A importância da visão na hora de tirar a CNH

Um dos pontos mais importantes na hora de tirar a carteira de motorista (Carteira Nacional de Habilitação – CNH), é a visão. Consequentemente, o exame de vista se torna imprescindível neste caso. 

Ter uma boa acuidade visual, ou seja, enxergar com nitidez, ter um bom campo visual e enxergar cores distintas, é fundamental para ter sucesso no teste.

Alterações na vista, como a refração, podem interferir de forma decisiva no resultado dos exames para a CNH. Confira neste post como a visão é importante para quem irá fazer o teste.

A importância do sistema visual na hora de dirigir

Ao dirigir (ou pilotar) é importante estar atento a tudo que acontece ao redor. Por isso, é muito importante que o sistema ocular esteja em perfeitas condições. Isso será avaliado no exame para tirar ou renovar a carteira.

Se existe dificuldade ao enxergar com nitidez, tanto o que está longe quanto o que está perto, isso irá refletir na hora de dirigir, podendo correr o risco de se envolver em acidentes.

Erros de refração

Praticamente 80% da nossa relação com o mundo ao redor é feita através da visão. Exames oftalmológicos periódicos são necessários pois, além da prevenção, permitem o diagnóstico e, quando necessário, ajudam no tratamento de inúmeros problemas dos olhos e da função visual, que podem impactar não apenas a obtenção ou renovação da carteira de motorista, mas todas outras atividades.

Um dos grandes motivos de reprovação no exame são os erros de refração, onde influenciam na dificuldade no enxergar e para obtenção ou renovação da CNH. O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120º para motoristas ou pilotos de categoria A e B (que não sejam profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

Para correção dos erros de refração, o uso de óculos e lentes de contato é muito importante. Uma das formas de tratamento é a cirurgia refrativa, realizada com o uso de laser, que proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida.

Cirurgias a laser

A cirurgia refrativa é um procedimento que corrige os erros de refração como a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. Com ela é possível melhorar a qualidade de visão e eliminar ou reduzir a necessidade do uso de óculos ou de lentes de contato.

A tecnologia a laser é mais utilizada para a realização de cirurgias refrativas e de catarata. Nas cirurgias refrativas são utilizadas várias técnicas, e as mais comuns utilizam equipamentos a laser para modelar a córnea, corrigindo os erros de refração. 

Atualização da CNH após realização da cirurgia

Se você possui algum problema visual que seja apontado durante o exame oftalmológico, na sua CNH constará uma observação de que você precisa fazer o uso de óculos ou lentes de contato sempre que for dirigir.

Caso na carteira conste essa observação e você venha a realizar a cirurgia de correção, é importante atualizar as informações da CNH. Após a cirurgia, você deve entrar em contato com o Detran do seu município para que ele realize a exclusão dessa observação. Assim, você pode dirigir livre de lentes de contato ou óculos.

 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *