A prevenção da ceratocone no Junho Violeta

A prevenção da ceratocone no Junho Violeta

A ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que é caracterizada pela formação de uma saliência em forma de cone na córnea.

Para sua conscientização, o Junho Violeta é uma campanha internacional que pretende chamar atenção para o problema.

Saiba quais os principais sintomas, consequências e como cuidar dos seus olhos da melhor forma!

Como é causada a ceratocone?

A parte central da córnea começa a perder espessura e a ser empurrada para fora formando uma curvatura, similar a um cone.

Ela é uma enfermidade de caráter genético e hereditário. Sua evolução é lenta e se manifesta entre os 10 e 25 anos. Entre os 30 e 35 anos, estabiliza.

Porém, outro fator importante que causa o seu surgimento é coçar os olhos com as mãos. Algo que é mais frequente em pacientes alérgicos.

Como ocorre o diagnóstico?

É avaliada a história clínica do paciente e queixas de perda de acuidade visual e defeitos de refração.

Em seguida, são feitos alguns exames para confirmar o grau e progressão do problema. Como o exame na lâmpada de fenda para analisar detalhes, que vão desde a camada externa da córnea até o nervo óptico.

Outros exames que podem ser pedidos: topografia computadorizada da córnea, tomografia computadorizada e paquimetria corneana.

Quais as consequências e tratamento?

Alterações na córnea podem causar problemas de visão, por isso quem possui ceratocone pode não enxergar imagens nítidas, além de desenvolver graus elevados de astigmatismo e miopia.

Já o tratamento vai depender do grau da enfermidade, segundo avaliação do oftalmologista. Pode-se receitar uso de óculos (em grau inicial), lentes de contato, crosslinking (para fortalecer moléculas de colágeno da córnea) ou anéis de Ferrara (para regularizar a curvatura).

Como prevenir?

Em casos genéticos e hereditários, não há técnicas conhecidas para prevenir, apenas consultas periódicas ao médico para controlar a progressão da ceratocone.

Em pessoas predispostas, deve-se tratar de alergias (como rinite e asma) e fazer a higiene correta de lentes de contato para evitar coçar os olhos.

Além de procurar um médico de confiança é importante procurar uma ótica de confiança, não é mesmo? Na Ótica Optiluz você traz sua receita e tem todo o atendimento necessário nessa hora tão importante!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *