A importância da alimentação para a sua visão

A importância da alimentação para a sua visão

A alimentação está totalmente ligada à saúde visual. Os olhos são órgãos sensíveis que recebem as influências dos hábitos alimentares.  As células oculares precisam de uma boa alimentação, rica em nutrientes específicos, para ter um bom desempenho. Por isso, separamos algumas dicas de como acrescentar esses nutrientes na alimentação.

Ômega 3

omega tres faz bem para os olhos

A ingestão regular de alimentos ricos em Ômega 3 está diretamente relacionada com a saúde dos olhos.  Alimentos com esse componente ajudam no reparo de dano celular, possuem propriedades anti-inflamatórias e combatem a formação de radicais livres.

Peixes como salmão, sardinhas, arenque, anchovaatum, linhaça, azeite de oliva extra virgem são alimentos ricos em Ômega 3.  Este nutriente diminui o risco de degeneração macular* relacionada à idade, problema que pode levar à cegueira.

 Frutas, legumes e verduras

saúde dos olhos frutas e legumes

No que diz respeito às frutas, invista nas ricas em vitamina C, como laranja, morango, limão, abacaxi e maracujá. Essa vitamina ajuda a evitar a degeneração macular, na prevenção da catarata e da evita a progressão de doenças, como o glaucoma.

Uma dos principais alimentos lembrados quando se fala de alimentação e visão é a cenoura. Ela é rica em betacaroteno, que no organismo se transforma em vitamina A. Além disso, o betacaroteno compõe uma das estruturas que formam a retina. Outros alimentos alaranjados, como a laranja, abóbora, mamão, pimentão amarelo e acerola  também trazem esse benefício.

alimentos para a saúde dos olhos

Alimentos de cor-verde-escura são ricos em antioxidantes, como espinafre, couve, brócolis, rúcula e agrião. Os antioxidantes ajudam a proteger os olhos do sol, de fumaças e da poluição. Além de reduzirem as chances de desenvolver catarata. Frutas vermelhas como cereja, amora, morango e framboesa, também são ricas em antioxidantes.

Outros alimentos

alimentos para a saúde dos olhos ovos

Os ovos são grandes aliados quando o assunto é visão. Além de possuírem antioxidantes, possuem mineral zinco.  Eles contribuem para aumentar a capacidade de alcance visual. E ajudam a evitar a degeneração macular.

Sementes e grão são ótimos para a saúde. Por terem alta concentração de vitamina E, zinco, selênio, ômega-3 e niacina, podem reduzir o desenvolvimento de degeneração macular. Podem ser sementes de girassol, amendoins, amêndoas, castanhas e as nozes.

Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é a melhor forma de manter a saúde dos olhos. Esses alimentos podem ser consumidos de diferentes formas sempre colaborando para o bem estar.

Consultar regularmente um oftalmologista, também, contribui para a saúde visual.

* A mácula é uma área da retina responsável pela visão de detalhes. A degeneração macular surge com a idade e a visão pode ficar embaçada, com o aparecimento de machas na visão.

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