Coçar os olhos pode ser prejudicial para a visão

Coçar os olhos pode ser prejudicial para a visão

Você sabia que coçar os olhos faz mal e pode ser perigoso para a sua visão? Mesmo que pareça um simples ato de descuido para muitas pessoas, ele causa riscos para a visão e para a saúde ocular, ocasionando, por exemplo, a deformação da córnea.

A coceira ocular pode ser originada através de diverso fatores, como um pequeno corpo estranho que fica na região da córnea até um processo inflamatório causado por conjuntivite, por exemplo. E, por mais que o primeiro instinto seja coçar o olho, essa não é uma atitude recomendada para quem busca manter uma boa saúde para os olhos. Por isso, veja a seguir como coçar os olhos pode fazer mal para a sua visão. 

Por que a coceira começa?

A coceira nos olhos pode decorrer por vários motivos: condições do clima, infecções por bactérias, alergias ou cansaço são alguns deles. 

Como você deve saber, temperaturas mais altas reduzem a umidade presente no ar e aumentam a quantidade de poeira. É isso que faz com que a possibilidade de partículas estranhas entrarem nos olhos seja muito maior. 

Ainda, o hábito de levar as mãos aos olhos facilita a entrada de bactérias na córnea, causando infecções. As mãos carregam microrganismos e, quando em contato com os olhos, provocam irritação.

A poluição atmosférica é outro fator que facilita a entrada de sujeira nos olhos, causando alergias, sendo que elas também ocorrem pelo uso de alguns medicamentos. 

Além de todos esses fatores externos que podem afetar a saúde dos seus olhos, existe um que você mesmo pode provocar: o cansaço. O uso excessivo de eletrônicos, por exemplo, pode gerar um esforço visual além do que seus olhos podem aguentar.

Por que coçar os olhos faz mal? 

Infecção bacteriana

Ao esfregar os olhos com as mãos, bactérias podem ser transportadas para dentro deles e, o que a princípio poderia ser somente uma alergia, pode se transformar em uma conjuntivite bacteriana. 

Ceratocone

É bem possível que esse hábito provoque lesões. Se você pressionar os olhos cada vez que os coçar, a córnea pode sofrer deformação, pois sua composição é sensível e o efeito pode se tornar permanente. Ela pode assumir um formato cônico, ocasionando um sério problema de visão: o Ceratocone, responsável por fazer surgir a miopia ou astigmatismo, além de reduzir a capacidade visual.

Descolamento da retina

A retina é uma membrana que protege o globo ocular e transforma estímulos luminosos em nervosos. O problema ocorre quando ela se descola do seu tecido de suporte. Caso isto ocorra, é indicado o tratamento imediato. Caso contrário, o quadro pode evoluir para a perda total da visão.

Alívio da coceira

Se a coceira surgir repentinamente, é importante se controlar e não esfregar os olhos, pois isso só piora o incômodo.
Existem algumas maneiras fáceis de aliviar o desconforto, até que você seja avaliado por um médico:

Compressas

Compressas de água, chá de calêndula ou camomila geladas são boas alternativas para amenizar a coceira. Umedeça um pano com algum desses líquidos e deixe sobre os olhos por alguns minutos.

Higienização

Mantenha seus olhos limpos, usando soro fisiológico. Os colírios antialérgicos ou lubrificantes também são eficientes. Mas lembre-se: utilize somente com receita médica.

Descanso

Quando utilizar aparelhos que exijam esforço visual por muito tempo, procure fazer intervalos, desviando o olhar para o ambiente ao seu redor. Piscar constantemente também proporciona a lubrificação, evitando o olho seco.

E, mais uma vez, lembre-se de que coçar os olhos faz mal. Lembre: melhor do que tentar amenizar o incômodo esfregando os olhos, é evitar ao máximo que ele ocorra. Para isso, cuide bem da saúde ocular para evitar maiores problemas.

Irritação dos olhos é um dos primeiros impactos

Esteja ciente de que, quanto mais você coçar, mais terá vontade de continuar fazendo. Em curto prazo, você poderá sentir uma ardência nos olhos, além de uma sensação pertinente de irritação. Porém, quando você coça a região, você aumenta o risco de ficar com a região vermelha e até mesmo inchada. Se houver algum corpo estranho no olho no momento em que você coça, há o risco de causar ainda mais coceira.

Deformações na córnea podem acontecer

A região dos olhos é extremamente sensível e se deforma facilmente. Ao coçar os olhos, você pode provocar uma deformação que, pode se tornar permanente. Ao coçar a região todo o tempo, você causará um acúmulo de pequenas deformações.

Com o tempo, isso pode promover ou favorecer a ocorrência de ceratocone, uma doença progressiva na qual a região da córnea se torna cada vez mais cônica.

Além disso, a deformação pode acontecer também por outros motivos. Se houver uma partícula estranha nos olhos e você coçá-los, poderá causar uma espécie de lesão na região. Além disso, ao coçar com a unha, com as mãos sujas ou com objetos estranhos, como itens pontiagudos, tem ainda mais riscos de gerar lesões.

Aumento do grau é outro impacto de coçar os olhos

Você sabia que coçar a região pode fazer com que o grau de algum tipo de desvio de visão aumente? No caso do ceratocone, por exemplo, há um aumento irregular do grau de astigmatismo, podendo levar até mesmo à perda de visão.

Mesmo sem chegar a esse extremo, coçar a região pode diminuir a acuidade da visão e diminuir a qualidade de vida, aumentando a necessidade de óculos e até mesmo de cirurgia.

Descolamento de retina pode ser efeito em longo prazo

A longo prazo, a coceira excessiva e intensa pode levar a um
O descolamento de retina pode vir a acontecer, a longo prazo, pela coceira excessiva, e isso pode afetar a formação da visão, já que a retina é uma membrana importante para transmitir impulsos elétricos ligados a esse sentido.

Em alguns casos, o descolamento pode não ser totalmente reversível e, em outros, exige um procedimento cirúrgico. Como consequência, a visão pode ficar borrada, pouco nítida e até mesmo, ocorrer a perda parcial ou total de visão. 

Ou seja, coçar os olhos pode ser uma atitude prejudicial para a saúde dos seus olhos. 

Para descobrir a real causa da coceira, nada melhor do que consultar um oftalmologista. Procure um profissional com boa indicação para que você descubra o motivo preciso do incômodo nos olhos. E caso seja necessário, na Ótica Optiluz você pode encontrar modelos diversos de óculos para te deixar ainda mais confortável com sua vista.

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *