Como cuidar corretamente dos seus óculos escuros

Como cuidar corretamente dos seus óculos escuros

Sol intenso, praia, piscina…Todos esses fatores pedem o uso de óculos escuros. E por os usarmos com maior frequência em períodos como o verão, esse acessório pode sofrer alguns danos, como desbotar, ficar riscado ou até mesmo quebrar.  

Apesar de existirem modelos com novas tecnologias, cada vez mais resistentes a venda no mercado, o cuidado diário ainda é melhor alternativa para quem deseja conservar os óculos escuros, fazendo com que eles durem muito mais tempo e com aparência de novos.

Veja também: Motivos para NUNCA comprar óculos escuros no Camelô

Conheça agora os erros que você deve parar de cometer imediatamente com seus óculos escuros e quais são os melhores cuidados que você deve ter com esse acessório, para que ele “sobreviva” por muitos verões. Acompanhe:

Cuidados com os óculos escuros

Evite colocá-los na cabeça

Lugar de óculos não é na cabeça! Por mais comum que seja, esta prática está errada. Ao usar seu óculos na cabeça, você desalinha o acessório, que geralmente possui  um custo de investimento considerável. Além disso, essa prática também pode contribuir com o amolecimento e quebra das dobradiças e as hastes dos seus óculos escuros.

Dica: Se estiver longe da capinha dos seus óculos e desejar retirá-los, pendure-o em sua camiseta. Além de prática, essa opção danifica menos a peça. Entretanto é importante ficar atento para que a mesma não escorregue da roupa e caia no chão.

Mantenha-os em locais arejados e protegidos do calor intenso

Apesar de usual, deixar os óculos em superfícies expostas ao sol quando não estão sendo utilizados, é totalmente contra indicado.  Não esqueça os no interior do carro, principalmente onde o sol tende a bater diretamente, pois isso fará com que a peça estrague. O calor intenso, prejudica a estrutura da sua armação, podendo causar além de desbotamento, a deformação da peça e danificação do revestimento das lentes.

Não molhe seus óculos

É bastante comum vermos inúmeras pessoas entrando na água com os óculos escuros. Na piscina, no mar.. E por mais habitual que isso seja, é importante saber que essa prática é incorreta. Pois é! Uma recomendação unânime de marcas de óculos escuros é: não molhar a peça.

E mais: Saiba o que é e como evitar o temido terçol

O metal exposto à água salgada, tende a oxidar. Já os acessórios feitos com o acetato e materiais plásticos a ressecar, facilitando a quebra da peça, além de tirar o brilho e cor original dos óculos escuros.

Mas e as armações em madeira? Estão livres desses males?

Não! Apesar de passarem por diversos tratamentos impermeabilizantes, os óculos em madeira, sofrem os mesmos danos causados no acetato e plásticos ao entrar em contato com a água salgada ou cloro.

Limpe seus solares com cuidado

Principalmente no verão, é bastante comum que os óculos escuros fiquem lambuzados com o protetor solar, ou mesmo sujos com areia. Para evitar riscos e danos às lentes da sua peça, é preciso realizar uma limpeza cuidadosa.

Dica: Utilize água comum e sabão neutro para limpezas mais intensas. Para higiene usual, basta utilizar um tecidos macio de microfibra ou algodão. Dando sempre a preferência ao pano que vem junto com a peça no momento da compra.

Utilize o estojo

Sempre que não estiver usando seus óculos escuros, você deve armazená-los em seus devidos estojos. 

Evite deixá-los em qualquer superfície,  principalmente com as lentes viradas para baixo.

Veja ainda: Conheça as vantagens de utilizar óculos escuros esportivos 

O cuidado de guardar os óculos no estojo evita danos causados por impactos e quedas. Além disso, previne possíveis acidentes que quebram a peça, como sentar, derrubar ou pisar na mesma sem querer.  

Gostou das dicas? Então compartilhe com os familiares e amigos que também precisam e/ou gostariam de conhecê-las. 

E não se esqueça, ao procurar por solares modernos e de muita qualidade, conte com a Optiluz

 

 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *