Conjuntivite: o que é e como evitar?

Conjuntivite: o que é e como evitar?

A conjuntivite é uma doença ocular que acomete muitas pessoas. Apesar de não ser grave, deve-se tomar alguns cuidados para que não se transforme em uma epidemia.

Se você já a teve, sabe dos incômodos que ela traz, principalmente a irritação nos olhos.

Confira o que é a doença e como você pode evitá-la!

Conjuntivite: o que é?

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que recobre o globo ocular e parte interna da pálpebra. Ela é causada por agentes tóxicos, bactérias, vírus e alergias.

Quando causada por vírus, torna-se contagiosa. Não é grave, mas alguns cuidados devem ser tomados para o seu conforto e para se evitar o contágio.

A conjuntivite pode ser contraída mais facilmente dentro de ambientes fechados, onde se tem maior  contato com pessoas e objetos que possam estar infectados.

A doença geralmente atinge os dois olhos, mas não necessariamente acontece ao mesmo tempo.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns são: inchaço nas pálpebras, olhos vermelhos e lacrimejantes, visão borrada, embaçada e intolerância à luz.

A secreção da conjuntivite viral é esbranquiçada, em pouca quantidade e demora, em média, de 15 a 20 dias para desaparecer. Já a secreção bacteriana é amarelada e de maior quantidade, desaparecendo em até 7 dias com o tratamento certo.

Como evitar?

Não é fácil prever se você entrará contato com pessoas e objetos infectados, mas algumas atitudes podem evitar o contágio como:

  • lavar as mãos com frequência e evitar o contato com os olhos;
  • não compartilhar maquiagem;
  • não usar a mesma toalha de rosto que outras pessoas usam;
  • evitar nadar em piscinas sem cloro e em lagos;
  • evitar a automedicação;
  • usar óculos de proteção, como de mergulho ou de proteção no trabalho.

Com as dicas da Ótica Optiluz, você já pode começar a se policiar mais com suas atitudes e evitar que uma simples conjuntivite se torne uma epidemia. Faça sua parte!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *