Cuidados com a saúde ocular

Cuidados com a saúde ocular

Hoje, dia 5 de agosto é marcado como o Dia da Saúde. A campanha nacional visa conscientizar a importância dos cuidados com a mente e o organismo.

É importante lembrar que estar com a saúde em dia também inclui a visão. Os cuidados com o bem-estar ocular são essenciais.

Confira algumas dicas e recomendações para ter olhos saudáveis.

Cuidados com o frio

Com as temperaturas mais amenas, os olhos tendem a ficar mais secos. Com isso, alguns sintomas podem aparecer, como ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, coceira, vermelhidão, entre outros.

As medidas de combate podem ser: uso de lubrificantes e colírios sob prescrição médica, além de ser recomendado piscar mais vezes durante o dia.

Ingestão de vitaminas

Todo o nosso organismo necessita de vitaminas e minerais para manter um bom funcionamento. Para o sistema ocular não seria diferente.

A vitamina A, encontrada em alimentos como couve, ovos, cenoura e manga, é essencial para o ciclo dos fotorreceptores.

Não utilizar óculos de má qualidade

Óculos de má qualidade ou sem a proteção adequada podem ser prejudiciais para a saúde ocular, principalmente para a retina.

O cuidado na escolha dos modelos deve ser redobrado, tanto para receituários, quanto para solares.

Consulte um oftalmologista regularmente

Ir ao oftalmologista não é exclusividade daqueles que já utilizam óculos. A consulta é recomendada para check-ups ou quando há alguma irritação, ardência, coceira, visão embaçada ou manchas nos olhos.

Cuidados com maquiagens

Dormir sem remover a maquiagem ou utilizar produtos vencidos pode irritar e inflamar os olhos, ou ainda evoluir para uma consequência mais grave.

Além disso, procure cosméticos antialérgicos e mantenha pincéis e escovas limpos, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Neste Dia da Saúde, lembre-se de estar atento (a) à saúde ocular. Tenha uma visão mais saudável ao seguir as nossas dicas.

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *