Cuidados com os olhos devem ser redobrados ante a COVID-19

Cuidados com os olhos devem ser redobrados ante a COVID-19

Os olhos podem ser considerados a parte mais sensível do nosso rosto, principalmente diante a disseminação da Covid-19.

Tornou-se essencial dedicar uma atenção maior a esse órgão, para que seja evitado o contágio do coronavírus, além de outras infecções.  

Além da boca e nariz, os olhos também são uma porta de entrada para doenças.

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, pessoas contaminados por coronavírus podem apresentar conjuntivite, além dos já conhecidos desconfortos respiratórios, o que apesar de pouco falado, é esperado por profissionais do ramo, já que,  o canal lacrimal é ligado às vias respiratórias.

Outros sintomas são febre e tosse. Lembrando que nem todos os pacientes com coronavírus, irão apresentá-los.

Com isso, quais cuidados especiais devem ser tomados com os olhos agora?

Entre os mais conhecidos, está o de não passar as mãos pelo rosto, principalmente quando as mesmas não estiverem devidamente limpas.

É imprescindível que todos redobrem os cuidados na presença de uma pandemia viral.

As pessoas que utilizam equipamentos para corrigir alguma disfunção visual devem adotar ainda mais medidas de higiene.

Se você utiliza óculos ou lentes de contato para corrigir algum problema de visão, saiba que existem algumas medidas extras que você deve levar em conta para se proteger.

Para os pacientes que usam lentes

Segundo o oftalmologista Rodrigo Fernandes, o conselho para aqueles que fazem uso de lentes de contato é: 

“Nunca, em hipótese nenhuma, coloque o dedo no olho ou na lente sem lavar as mãos com água e sabão. Além disso, o ideal é diminuir a frequência do uso das lentes, porque elas naturalmente já deixam os olhos mais sensíveis. É muito importante também limpar o estojo de armazenamento das lentes todo os dias, com água e shampoo neutro”.  

Quanto ao uso de colírios, não é nenhuma novidade que eles devem ser aliados dos adeptos às lentes.

O produto indicado por seu oftalmologista, deve ser utilizado ao longo do dia, para manter seus olhos úmidos.

Além disso, é essencial intensificar a limpeza das suas lentes com a solução específica para o material delas, tanto antes, como depois de utilizá-las e retirá-las ao final do dia.

Para os que fazem uso de óculos

As pessoas que utilizam óculos devem ficar mais atentas à limpeza do item, já que, eles podem ser facilmente contaminados por secreções expelidas por outras pessoas próximas a você.  

Por isso, nossa dica é: Lave os óculos ao menos 3 vezes ao dia se estiver em contato frequente com pessoas.

Se estiver recluso, em casa, uma vez ao dia é o suficiente.

Por questões coletivas de saúde, pensando no número de leitos disponíveis em nosso município e demais pelo país, a procura por seu oftalmologista nesse momento deve ser evitada, a não ser em casos em que você ou um familiar apresente fortes sintomas e complicações na visão.

Atente-se a exposição a aparelhos eletrônicos!

Junto a quarentena, veio também a adaptação de diversas pessoas ao home office. Com isso, o tempo de uso de dispositivos eletrônicos tende a aumentar.

Segundo especialistas, essa exposição frequente pode levar à fadiga ocular, que por sua vez, provoca sintomas como dor nos olhos, na cabeça, sensação de olhos cansados, aspecto avermelhado e em casos mais graves causam náuseas

Se não bastasse tudo isso, o uso excessivo desses aparelhos ainda pode alterar nossos hormônios do sono, causando a insônia em pessoas de todas as idades, incluindo crianças pequenas.

Para prevenir os incômodos sentidos em decorrência desses eletrônicos, o ideal é que o  ambiente de usos dos mesmo seja o mais claro possível. 

Outra dica é aumentar o tamanho das letras disponíveis nesses aparelhos.

A noite, antes de dormir, o recomendado é que você se distancie desses itens duas horas antes, para que não interfiram no seu sono.

Se você tem o costume de utilizar o celular na cama, até o último segundo antes de tentar adormecer e, posteriormente, encontra dificuldade em fazê-lo, já sabe “quem” é o culpado por isso.

Ler com o auxílio de um abajur com luz amarela, direcionada ao lado oposto ao que estão seus olhos, é uma prática excelente para deseja dormir rápido e melhor.

Dica extra de cuidados com os olhos em tempos de COVID-19!

Outra importante observação que você deve ter consigo mesmo quando estiver frente à telas de aparelhos eletrônicos é a quantidade de vezes que pisca.

Geralmente, esse movimento é prejudicado quando nos concentramos nas telas de notebooks, celulares e tablets durante o dia ou noite, prejudicando ainda mais a saúde ocular que necessita desse exercício.

Além disso, se você fizer uso de óculos, não deixe de usá-los só porque está em casa.

Fora ser uma forma de proteção aos olhos, ao deixar de usá-los e colocá-los novamente, você faz com que eles necessitem de uma readaptação, prejudicando ainda mais os problemas de visão que possui atualmente!

Gostou de conhecer essas importantes dicas?

Então não esqueça de colocá-las em prática e compartilhar com seus amigos e familiares, para que todos redobrem os cuidados com os olhos nesse período. Isso garantirá que um maior número de pessoas esteja protegido.

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *