O que é Daltonismo?

O que é Daltonismo?

O Daltonismo é uma deficiência visual que interfere no reconhecimento de algumas cores. Esse distúrbio afeta cerca de 5% da população mundial e é causado principalmente por uma herança genética, mas também pode ser desenvolvido após algumas doenças, exposição a produtos químicos e envelhecimento.

Ele basicamente consiste na falta de pigmentos em algumas células nervosas presentes na retina (cones) e é relacionado diretamente ao cromossomo X. Portanto, para que uma mulher seja daltônica, ela precisa carregar a deficiência nos dois cromossomos X, recebidos pela mãe e pelo pai. Já se o homem possuir a alteração em seu único cromossomo X, recebido pela mãe, ele já pode ser considerado daltônico.

Existem três tipos de Daltonismo:

Protanopia: é o mais comum e afeta o pigmento vermelho. No lugar dele, a pessoa pode enxergar tons de marrom, verde ou cinza. O indivíduo geralmente não consegue identificar a diferença entre as cores verde e vermelho.

Deuteranopia: afeta o pigmento verde. A pessoa enxerga os tons verdes como tons de marrom.

Tritanopia: é o mais raro e afeta dois pigmentos: o azul e o amarelo. O amarelo é visto como rosa claro e o azul ainda é perceptível, mas em tons diferentes. O indivíduo com tritanopia não enxerga o laranja.

Se você ou seu filho sente dificuldade ao reconhecer as cores ou diferentes tonalidades, procure um oftalmologista. O Daltonismo não tem cura, mas é possível levar uma vida completamente normal com esse distúrbio.

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *