Dicas para ter uma boa visão depois dos 60 anos

Dicas para ter uma boa visão depois dos 60 anos

Com o aumento de expectativa de vida, é sempre muito importante envelhecer com muita saúde. As mulheres possuem mais chances de desenvolver problemas oculares, como por exemplo, o glaucoma e a catarata. Por isso, é importante seguir uma rotina de cuidados, confira:

01 – Sempre é válido dar prioridade aos alimentos bem coloridos, como frutas, legumes e verduras frescas. A ideia é aumentar a o consumo de vitaminas, minerais e proteínas saudáveis, já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde dos olhos. Ovos, milho verde, mamão, laranja, e kiwi contém luteína, que é fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade.

02 – Depois dos 60 anos, muitos incidentes que envolvem os olhos acontecem em casa durante as atividades domésticas, prática de hobbies e alguns consertos. Uma boa dica é usar óculos de proteção. É importante a pessoa avaliar e corrigir tudo que apresenta risco como tapetes, pisos encerados e escadas sem corrimão. Em casos mais graves, uma queda pode levar ao deslocamento da retina e à perda de visão do olho afetado.

03 – Doenças como pressão alta e diabetes podem afetar a saúde dos olhos. Dessa maneira, a pessoa deve procurar um médico com urgência caso comece a enxergar tudo fora de foco e meio borrado e também fazer um acompanhamento oftalmológico regular caso já esteja em tratamento.

04 – A prática de exercícios físicos já provou ter benefícios em todos os sentidos e deve ser incentivada. Os olhos também se beneficiam quando a pessoa melhora a oxigenação e circulação sanguínea. A atividade física também contribui para manter o peso sob controle, evitando que doenças que possuem um grande impacto ocular, como o diabetes.

05 – É importante garantir entre sete e oito horas de sono todos os dias. Dormindo, os olhos são continuamente lubrificados e ficam livres de agressões como poluição, poeira entre outros agentes que irritam a vista.

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *