Como evitar alergias oculares

Como evitar alergias oculares

As alergias oculares são reações que os olhos possuem quando entram em contato com certas substâncias como ácaros, poeiras, pólen, pelos de animais e produtos de limpeza. Elas causam incômodo e prejudicam a visão.

Fatores como a alteração de clima, ar condicionado e a poluição são fatores que influenciam no desenvolvimento das alergias. Alguns sintomas dessa condição são os olhos vermelhos, inchados e com lacrimejamento.

A parte fundamental do cuidado contra as alergias é a prevenção. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas. Confira!

Evite o acúmulo de pó

Uma das principais causas das alergias oculares é a poeira. Evitar objetos que acumulem pó, como cortinas, carpetes, bicho de pelúcia e tapetes. Além disso, é ideal que os ambientes sejam limpos regularmente para retirar o pó.

Mantenha os espaços arejados e expostos a luz do sol, isso evita a formação do bolor e o acúmulo de ácaros. E não esqueça de limpar regularmente o filtro do ar-condicionado.

Se você possui animais de estimação, as limpezas e a retirada dos pelos dos bichinhos deve ter maior regularidade.

Para retirar a poeira, opte por aspiradores de pó e panos úmidos. Vassouras e espanadores espalham ainda mais o pó pelo ambiente.

Maquiagem e alergias

As maquiagens também podem causar alergias oculares, por isso é importante investir na qualidade desses produtos e sempre verificar a data de validade. Observar as substâncias da fórmula também é importante. Além disso, procure limpar regularmente os pincéis e esponjas com água e sabão neutro, para evitar acúmulo de sujeiras.

Leia mais
Cuidados com os olhos na praia
Fotofobia: causas e tratamentos

Hidratação dos olhos

A primeira dica aqui é evitar coçar os olhos, isso causa ainda mais irritação e pode levar a lesões graves. Em caso de alergia procure lavá-los com água corrente.

Utilize soro fisiológico para manter os olhos hidratados. Uma dica é fazer compressas frias sobre os olhos fechados para diminuir a coceira e a irritação.

Lembre-se que é fundamental procurar um médico oftalmologista para diagnóstico e para o tratamento mais específico para as alergias oculares. Evite usar colírios e medicamentos sem orientação médica!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *