Exercícios para os olhos: conheça opções para aliviar a tensão e manter a saúde dos seus

Exercícios para os olhos: conheça opções para aliviar a tensão e manter a saúde dos seus

Com exercícios simples para os olhos é possível obter um ganho significativo na saúde e relaxamento de tensões que acometem a região. 

Horas em frente ao computador para trabalhar, posteriormente, mais algumas para descansar e relaxar assistindo à uma série interessante ou mesmo descompromissada e, para descansar da rotina agitada antes de dormir, aquela leitura e/ou checada nas mensagens em frente à tela do celular.

Se você se identificou com algum ou mesmo todos esses hábitos, saiba que a sua visão está em grande risco, no entanto, alguns exercícios para os olhos podem e devem ser feitos, para que esses órgãos tenham o relaxamento e pausa de que necessitam.

Com a rotina atual de grande parte das pessoas e, principalmente, com a mudança de diversos profissionais para o sistema home office devido à pandemia, as horas em frente às telas de aparelhos eletrônicos se intensificaram ainda mais e, como consequência, uma maior quantidade de pessoas tem se deparado com um frequente cansaço visual.

Esse sintoma ocorre devido à exaustão dos olhos em esforçar-se sob a exposição da luz azul-violeta, que resulta na debilidade dos músculos oculares, perdendo sua eficiência.

Conheça os principais exercícios para os olhos, a fim de manter a saúde ocular

Apesar de o uso de aparelhos eletrônicos ser cada vez mais frequente, as práticas para combaterem e ainda aliviarem os sintomas trazidos por esse hábito ainda não são tão popularizados.

Esses importantes e simples exercícios têm capacidade de amenizar a tensão acumulada nos olhos, além de aliviar o estresse acumulado.

É importante ressaltar que essas práticas melhoram e muito a sensação de cansaço dos olhos, bem como o seu relaxamento por completo, todavia, não amenizam os problemas na visão ocasionados pela exposição contínua à luz azul-violeta dos aparelhos.

Ao todo, selecionamos sete exercícios para os olhos os quais, devem ser realizados diariamente para um relaxamento mais eficaz e completo.

Atente-se a cada um deles a seguir:

Fortaleça suas pálpebras

Exercitar e relaxar as pálpebras é uma característica primordial para a saúde da região e seu bem-estar.

Para exercitá-las, cerre seus olhos de maneira parcial, de maneira que cubra apenas metade da sua visão.

Você sentirá seus músculos se contraindo.

O movimento deve ser realizado por 15 segundos e, em seguida, você deve fechar os olhos para realizar uma pausa.

Posteriormente, abra os olhos e repita o exercício pelo tempo de um minuto.

 Exercícios de focalização

Com o auxílio de uma cadeira e um objeto, inicie o exercício.

Para ele, você deve posicionar o objeto a alguns metros de onde deixar a cadeira (um de frente para o outro).

Sente-se na cadeira e, em seguida, observe o objeto.

Feito isso por alguns segundos você deve esticar um dos seus braços com o polegar apontado para cima.

Foque sua visão no polegar por 15 segundos e, depois, tente avistar o objeto à sua frente ao mesmo tempo.

Exercite sua visão de maneira seguida por 5 vezes, fazendo sempre com que seus olhos foquem tanto para seu polegar, como para o objeto que está mais distante.

Exercícios para os olhos direcionando-os para todas as direções

Um exercício simples e que pode ser feito por você é olhar para todas as direções por dez segundos (sem forçar).

O exercício deve ser realizado três vezes, para que se obtenha um relaxamento adequado para a tensão dessa região.

Esse exercício é indicado principalmente para pessoas que, como já citamos no início do texto, necessitam ou mesmo costumam por hábito passar muito tempo com os olhos focados em um único ponto. Como é o caso da tela de notebooks, televisores ou ainda celulares, por exemplo.

Massageie sua testa

A região localizada acima dos olhos tende a acumular muita tensão. 

Mais que o stress causado pelas telas azul-violeta, a região da testa se tensiona com as mais diversas situações de estresse, que pode ocasionar o desconforto.

Massageie as sobrancelhas com dois dedos em formatos de pinças, indo do início para o fim delas pinçando-as com a mesma intensidade.

Outro exercício indicado para a região, deve ser o fechamento suave de seus olhos.

Na sequência, faça movimentos circulares com os dedos na região logo acima dos olhos. Em seguida, posicione as pontas dos dedos juntos sobre o centro da testa e puxe as mãos para os lados de forma que cada uma massageie uma direção.

Repita o movimento de dentro para as laterais 3 vezes, para obter a redução de tensão da região e, consequentemente, sua sensação de estresse acumulado.

Exercício para os olhos: treinando movimentos

Para gerar maior flexibilidade aos seus músculos oculares, escolha uma parede (de preferência branca) e imagine o número oito deitado nela.

Visualize e acompanhe esse desenho por 10 vezes, lembrando de percorrer todo o caminho do número imaginário.

Feito isso, troque a direção inicial e repita o exercício para os olhos por mais 5 vezes.

Após esse processo, olhe para o seu lado esquerdo até que seja o limite e conte pausadamente cinco segundos com os olhos nessa posição. Volte os olhos na posição inicial (reta) e pisque algumas vezes.

Repita o mesmo movimento e tempo com o olho para o lado direito.

Faça o mesmo com os extremos (cima e depois para baixo), repetindo as 5 vezes para cada um dos movimentos. Lembrando, sempre, de intervalar um e outro com piscadas.

Simples, não é mesmo?  

Apesar disso, proporcionarão um enorme ganho à sua saúde e sensação de descanso e relaxamento pleno.

O ideal é que você faça ao menos dois desses exercícios todos os dias, mas, se não puder, faça-os ao menos 3 vezes na semana.

Logo após os primeiros dias você já sentirá excelentes resultados e, mais adiante, observará que esses exercícios para os olhos se tornarão um hábito bastante benéfico à sua vida!

Pratique e compartilhe conosco seus resultados!

E lembre-se!: 

Se você tem amigos ou familiares que costumam passar muitas horas em frente à telas luminosas azul-violeta, compartilhe o link desse conteúdo com eles, para que também usufruam desses desejados benefícios tão necessários.

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