História da marca: PRADA

História da marca: PRADA

Quando falamos em sofisticação e elegância, logo lembramos de marcas como a Prada. Mas como foi a caminhada dessa marca até alcançar esse alto padrão? Hoje vamos contar um pouquinho da história da Prada.

Tudo começou em Milão, em 1913, quando os dois irmãos, Mario e Martino Prada, decidiram unir a experiência no artesanato e criar a marca Fratelli Prada. Com a importação de couro e matéria prima rara, os acessórios exclusivos (principalmente as bolsas) ganharam muita notoriedade entre a aristocracia europeia, fazendo até com que Prada fosse considerada a fornecedora oficial da família real italiana em 1919.

Os dois irmãos não admitiam o envolvimento das mulheres da família no negócio. Mas, ironicamente, foi em 1958, com a morte de Mario, que sua filha Luiza começou a administração que duraria 20 anos.

Em 1977, Miuccia, filha de Luiza, conheceu o comerciante do ramo Patrizio Bertelli. Ele viria a ser seu marido e um conselheiro em grandes decisões da Prada, que na época não caminhava tão bem quanto antigamente.

Miuccia Prada
Miuccia Prada foi a responsável por tornar a grife internacional.

Foi no início da década de 80 que Miuccia deu o grande salto para a sofisticação com uma bolsa preta de linhas retas. Feita de náilon, ajustada com tiras de couro e estampada com um triângulo metálico invertido, a tote bag era o que a mulher moderna precisava: praticidade aliada à beleza e sofisticação.

Tote Bag Prada
Hit dos anos 80, a Tote Bag ainda é atual.

Sempre prezando a elegância no lugar da sensualidade, as peças Prada valorizam cores neutras e sóbrias com linhas básicas. E foi assim o processo de internacionalização da marca. As novas lojas em Nova York, Madri, Londres, Paris e Tóquio trouxeram roupas, sapatos e acessórios femininos e masculinos para a elite de todo o mundo.

A Prada ganhou o coração das estrelas de Hollywood e dos críticos, que fizeram comparações com outras marcas dizendo que “enquanto a garota Gucci está tomando tequila no fundo de uma boate vestindo mini-saia e top, a garota Prada está num café lendo Proust”.

Prada 200 linha de óculos
A primeira linha de óculos da Prada só foi lançada nos anos 2000.

Foi no ano de 2000 que a Prada lançou sua primeira coleção de óculos, seguindo sempre o conceito de linhas básicas e design inovador para um efeito luxuoso e sofisticado que ainda vemos nas peças até hoje.

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