Hora de trocar os óculos? Conheça 7 sinais que lhe mostram isso 

Hora de trocar os óculos? Conheça 7 sinais que lhe mostram isso 

Estar atento as variações e tempo de uso das lentes de um óculos de grau são fatores essencias para garantir a saúde dos olhos e qualidade de vida. Saiba como identificar se já está na hora de trocar os óculos, por meio de simples indicações!:

Frequentar o oftalmologista e fazer uso de óculos quando recomendado por esse profissional estão entre as melhores maneiras de proteger e cuidar da saúde da visão.

Além de auxiliar na correção da vista, o uso do acessório reparador ainda proporciona maior conforto aos seus usuários.

Muitas pessoas acreditam que, por ter ido uma vez ao oftalmologista, adquirido um diagnóstico e uma receita para óculos, está com o problema resolvido.

No entanto, a verdade é que por pensar assim, pessoas acabam ficando com um mesmo par de óculos por muitos anos.

Trata-se de uma prática completamente incorreta, tendo em vista que nem sempre o grau se mantem o mesmo.

Ao visitar o oftalmologista ao menos uma vez ao ano ou como for recomendado por esse profissional, além de garantir que os óculos solicitados foram feitos adequadamente, você contará ainda com um acompanhamento que garantirá que sua visão está estabilizada.

Hora de trocar os óculos? Conheça 7 sinais que lhe mostram isso. Photo Apostolos Vamvouras - Unsplash

Entre os sintomas mais recorrentes de pessoas que necessitam utilizar óculos ou ainda substituí-los para os que já fazem uso, podemos citar:

  • Dificuldade para enxergar algo que antes era visto com maior nitidez e facilidade;
  • Dores de cabeça frequentes entre outros.

Lembrando que mesmo em pessoas que não observam a presença dessas características, a visita a esse profissional deve ser realizada de forma preventiva anualmente.

Há quantos anos você faz uso dos mesmos óculos?

Um dos maiores e mais frequentes erros de quem faz uso de óculos é permanecer com o mesmo por muito tempo, enquanto as patologias acometidas à visão não estão estabilizadas.

Isso porque eles podem perder a eficácia e, além de não ajudar mais você em suas atividades rotineiras, óculos com grau desajustado podem ainda agravar os problemas que você possui em sua visão.

Pensando nisso, separamos 7 pontos que você deve analisar para saber se já é hora de trocar os óculos que utiliza atualmente. Acompanhe!: 

1. Ficar pondo e tirando os óculos com frequência 

Por conhecer a importância do uso dos óculos, você procura utilizá-los pelo maior período possível em seu dia a dia, no entanto, sempre chega um momento em que isso se torna um incômodo e prefere tirá-los. Ou então, ao final do dia quando os retira, sente um grande alívio.

2. Ter frequentes dores de cabeça 

Um dos maiores indícios de que os óculos que você tem utilizado já não lhe servem mais, pode ser a frequente sensação de dor de cabeça.

Se você prefere deixá-los guardados ao invés de fazer uso dos mesmo por ocasionarem essas dores, saiba que muito provavelmente você precise substituí-los.

3. Observar que os óculos já não ficam mais bem ajustados em seu rosto

Quando adquirimos uma armação adequada para nosso conforto e formato de rosto é comum que ela fique bem ajustada, tanto na face frontal e lateral , como suas hastes sobre as orelhas.

Com o tempo e desgaste da armação é comum que eles fiquem mais largos e até passem a escorregar pelo seu nariz. Um enorme sinal de que é momento de fazer a troca da peça.

4. Olhar frequentemente por cima das lentes

O modelo ideal de óculos é aquele que, independente do seu formato de rosto, fica com a armação superior na mesma linha das suas sobrancelhas, estando seus olhos bem centralizados na lente e toda a região deles coberta.

Quando uma armação é muito pequena ou quando os óculos apresentam-se muito largos, é comum observar-se tentando enxergar por cima deles.

Uma prática bastante contraditória, tendo em mente que o objetivo principal de utilizar óculos é corrigir a visão.

Isso significa que, de nada adianta tê-los, se eles não conseguem mais proteger totalmente os seus olhos.

Não é mesmo?

Fora ser desconfortável, utilizar óculos dessa forma é extremamente contraindicado.

Isso porque esse hábito pode prejudicar muito a visão, fora aumentar o grau já existente ou ainda desenvolver outro desvio de refração.

Está gostando das dicas?

Então não deixe de conferir mais 3 delas em nosso próximo post, para avaliar se já é momento ou não de substituir os óculos que você utiliza atualmente!

Lembrando que a Ótica Optiluz conta com as melhores marcas e modelos, para você atualizar o acessório de maneira estilosa e saudável.

Confira ainda nossa tecnológica opção para medir os óculos ideais para seu rosto, olhos e atividades sem precisar entrar em contato direto com o atendente, tendo em vista a pandemia do coronavírus, garantindo assim sua saúde e segurança!

Veja também:

Luz azul-violeta: Saiba o que é e como se prevenir de seus malefícios 

Séries: Saiba como proteger os olhos ao maratonar suas favoritas 

Exercícios para os olhos: Saiba como aliviar a tensão e manter a saúde dos seus em dia

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *