Importância da proteção UV nos óculos solares

Importância da proteção UV nos óculos solares

A proteção UV nos óculos solares é indispensável para a saúde dos olhos. Em todas as estações do ano a incidência dos raios ultravioletas é alta. E, por isso, é muito importante sempre proteger os olhos.

Os óculos de solde qualidade possuem lentes que filtram os raios ultravioletas e impedem que eles danifiquem os olhos. Conheça um pouco mais sobre a importância de usar óculos que possuem esses filtros.

O que são os raios UV

Os raios ultravioletas são emitidos pelo sol e são essenciais para a vida. Porém com a diminuição da camada de ozônio (filtro natural) eles passam direto e atingem em excesso o nosso corpo, o que traz malefícios para a saúde.

Os raios ultravioletas são divididos em três: UVA, UVB e UVC. O UVC é totalmente filtrado pela camada de ozônio. Já o UVA e UVB são responsáveis por queimaduras, envelhecimento e câncer de pele, catarata e podem causar cegueira total.

Importância do fator de proteção UVA e UVB

Para proteger os olhos é fundamental usar óculos solares. Porém, nem todos possuem filtros, o que prejudica ainda mais a saúde ocular. Isso porque, quando se usa óculos de sol, a pupila se dilata devido ao escurecimento causado por ele. Se os óculos não possuírem proteção, os raios UV entram mais incisivamente nos olhos, alcançando o tecido da retina e causando dano celular cumulativo e irreversível.

Os modelos de óculos solares de qualidade possuem fatores de proteção solar que reduzem a quantidade e intensidade de radiação que penetra nos tecidos oculares, protegendo os olhos.

Só de olhar para o óculos não tem como saber se ele possui os filtros, por isso é essencial que se opte por óticas de confiança certifiquem a originalidade do produto e que garantam a qualidade das lentes. E para isso você pode contar sempre com a Optiluz!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *