Importância do exame oftalmológico periódico

Importância do exame oftalmológico periódico

Os exames de vista periódicos são importantes independente da idade. Os exames oftalmológicos apesar de rápidos ajudam a diagnosticar ou a prevenir complicações futuras, não necessariamente apenas da saúde da visão.

A maioria das pessoas não tem o hábito de procurar oftalmologista de forma rotineira e relaciona a saúde ocular apenas a utilização de óculos, procurando o profissional só quando sente a visão prejudicada.

Problemas na visão da criança pode diminuir o rendimento da aprendizagem. Exames oftalmológicos rotineiros podem detectar alguma alteração visual e prevenir futuras complicações na vida adulta.

Já na adolescência é o período em que as alterações de “grau” são mais detectadas. Aqui os exames periódicos são importantes para monitorar a intensidade as irregularidades.

Além disso, o estilo de vida contemporâneo também está relacionado ao desenvolvimento e agravamento de alterações oftalmológicas.

smartphones-e-a-saude-dos-olhos

O uso de celulares e outros dispositivos tecnológicos influenciam no “cansaço” visual, que apresenta sintomas como irritação e ardência ocular. Monitorar essas alterações é importante para a saúde dos olhos.

Os olhos podem desenvolver algumas doenças silenciosas como glaucoma, que é causado por uma pressão intraocular. Essa doença não apresenta sintomas, o que torna sua detecção mais difícil. Exames periódicos podem evitar que essa enfermidade se desenvolva e estenda-se.

O ideal é a realização de exames de rotina pelo menos uma vez ao ano. E em qualquer um dos casos é importante procurar um oftalmologista para que ele possa diagnosticar e indicar o tratamento.

Dicas para proteger os olhos:

– Realizar exames de rotina periodicamente;

– Utilizar óculos escuros com proteção contra raios ultravioletas (UV);

– Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir os olhos;

– Óculos e lente de contato só devem serem usados se prescrito pelo oftalmologista;

– Remova lentes de contato e maquiagem ao final do dia;

– Tomar cuidado com as maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;

– Use os colírios antialérgicos com moderação;

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *