Lentes coloridas em óculos para sol: existe diferença de proteção?

Lentes coloridas em óculos para sol: existe diferença de proteção?

Na momento de escolher novos óculos de sol, geralmente, o que mais levamos em conta são estilo e formato, em relação ao que melhor combina com nosso tipo de rosto e que corresponde ao nosso estilo.

Ao tomar essa decisão, um dos opcionais são as cores das lentes, que podem variar de pequenos e leves contrastes à tradicional lente escura.

Mas afinal, lentes de solares originais com tons mais claros, tem fator de proteção solar tão eficiente quanto os de lente escura?

Foi pensando em solucionar essa questão, que preparamos o texto de hoje para você!

Acompanhe as informações a seguir e obtenha a resposta sobre a melhor opção de lentes para solares.

A influência de cada cor de lente em óculos de sol 

Apesar desse assunto ser pouco levantado, é importante que você saiba que sim, a cor das lentes dos solares influenciam e muito o nível de proteção que eles exercem sobre os seus olhos.

Todavia, isso não quer dizer que quanto mais escura for a lente, maior será a proteção. Em relação a isso esclarecemos a seguir as cores mais indicadas para sua aquisição e quanto cada uma delas protegerá a saúde de seus olhos.

Confira:

Lentes em tom âmbar e marrom

As lentes em tom marrom e âmbar são excelentes e bastante indicadas para praticantes de atividades físicas ao ar livre.  

Esse tom de lentes possui o benefício de realçar o contraste das cores. Além disso, elas contam com uma propriedade muito importante para a conservação da visão que é a capacidade de filtrar a luz azul.

Essas características fazem com que as lentes que possuem esses tons sejam ideais na prevenção à catarata.

Se você, por exemplo, sente uma sensibilidade maior em relação a luz, mas procura óculos que possa ser utilizado em ambientes fechados, saiba que as lentes âmbar e marrom são as melhores opções.

Lentes de cor amarela

Se você tem o costume de viajar no fim da tarde ou mesmo está se preparando para uma road trip com duração de vários dias, saiba que um solar com lentes amarelas são uma excelente opção para você.

Elas têm excelente ação redutora do efeito lusco-fusco, na transição do dia para a noite e, além disso, contribuem com o aumento do contraste em possíveis situações de baixa luminosidade com que você se depare, auxiliando na sua segurança e conforto visual.

Mas atenção! As lentes de tom amarelo, se não forem polarizadas, não são indicadas para o uso diurno, quando a luminosidade está alta.

Elas não são eficazes em filtrar essa luz e podem trazer confusos efeitos sobre contrastes na sua visão.

Está gostando dessas dicas?

Então não deixe de acompanhar as indicações para as lentes rosadas, verdes e as populares cinzas e pretas em nosso post a seguir! 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *