Miopia

Miopia

A miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão à distancia. Ela ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma. O problema pode ter origem porque o olho é grande ou o cristalino tem uma distância focal curta e quem torna-se dependente de recursos ópticos para corrigir esse erro de refração. Para as pessoas que sofrem de miopia, os objetos distantes ficam embaçados e difíceis de serem visualizados, conforme a intensidade do problema.

A miopia pode ser estacionária ou progressiva e os sintomas mais evidentes são: dificuldade para identificar objetos afastados, assistir filmes, dirigir automóveis entre outros. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas esse problema não corrigido pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento e tensão muscular.

Ela pode ser causada devido a uma sobrecarga do olho em trabalhos realizados muito perto. Aparece também antes dos 20 anos de idade e pode ser herdada geneticamente.  O problema também pode ser de causas como as ambientais.

Normalmente são receitados óculos de grau ou lentes adaptadas para compensar esse erro de refração. A cirurgia refrativa para miopia tem sido muito bem sucedida e comprovada, mas precisa ser devidamente analisada antes da intervenção.

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *