O que é a miopia?

O que é a miopia?

De acordo com a  pesquisa publicado na Opthalmology Journal, 49,8% da população mundial usará óculos por algum problema de visão – a maioria por miopia.

Você conhece esse problema?

O termo ‘miopia’ significa “olho fechado”, pois geralmente quem possui essa condição acaba apertando os olhos para enxergar melhor.

A miopia é um distúrbio visual que afeta a visão de longe. É um erro de refração, ou seja, as imagens são focadas de forma errada à frente da retina causando a visão turva de objetos ao longe.

Quais são os sintomas da miopia?

Os sintomas mais comuns da miopia são: visão embaçada, dificuldade para enxergar objetos que se encontram longe, dor de cabeça, lacrimejamento, fadiga ocular e piscar frequentemente.

As dores de cabeça são comuns devido ao esforço para enxergar, já que o míope enxerga paisagens e pessoas de forma desfocada.

Como prevenir?

Deve-se levar em conta de que o fator genético tem um grande papel no desenvolvimento da miopia. Se ela for congênita, ainda é possível controlá-la, mas não é possível evitá-la totalmente.

Para amenizá-la você pode diminuir a exposição a aparelhos eletrônicos para a refração de luz não acontecer de forma errada.

Realizar atividades ao ar livre usando óculos de sol com proteção UV também ajuda na proteção dos olhos.

E, por último, corrigir a postura para ler ou ver algo também é necessário, pois ficar debruçado por muito tempo acostuma os olhos de forma errada.

Quais são os tratamentos?

Todos os tratamentos oftalmológicos devem ser consultados e receitados por oftalmologistas. É o profissional que avaliará o melhor método de correção para seu distúrbio visual.

Para o tratamento podem ser indicados óculos de grau e lentes de contato. O óculos de grau possui a limitação de campo de visual e limitação nas práticas esportivas. Já as lentes de contato podem causar irritação e exigem cuidados melhores.

Também há a opção cirúrgica a laser. É um procedimento seguro, indolor e com aplicação de anestesia por meio de colírios.

Foi diagnosticado com miopia e precisa de óculos de grau? Passe na Ótica Optiluz e conheça nossas opções!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *