Óculos de sol no inverno: saiba porque é essencial continuar fazendo uso

Óculos de sol no inverno: saiba porque é essencial continuar fazendo uso

Ainda é bastante comum observar pessoas que acreditam não ser necessário fazer o uso de óculos de sol durante as estações outono e inverno.

Apesar de esse hábito ser pouco popular é importante ter em mente que o uso do acessório é indispensável também nesses períodos.

Por se tratar de um país tropical, o Brasil encontra-se em uma latitude na qual a incidência de raios solares não diminui de forma tão significativa assim durante o inverno.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que, apesar de não avistarmos ou sentirmos, os raios solares continuam presentes e atravessando as nuvens, mesmo em dias nublados, o que representam um grande risco à nossa saúde ocular, bem como de nossa pele. 

Bastante semelhante ao que podemos sentir no verão, mas de forma quase imperceptível.

Em razão disso, contar com óculos de sol também neste período é fundamental para proteger os olhos da radiação solar e luminosidade.

Lembre-se:

Não basta apenas dar continuidade ao acessório, é preciso certificar-se de que as lentes ofereçam a proteção ultravioleta adequada.

Do contrário, os riscos em comprometer a visão serão ainda maiores que para aqueles que não fazem uso de óculos algum.

De acordo com uma indicação do oftalmologista Luiz Felipe Diniz, do Hospital Brasileiro de Olhos, os óculos de sol precisam fazer mais que apenas proteger da luminosidade.

 “Eles devem também proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino e a retina”, afirmou.

Nosso olho conta, naturalmente, com mecanismos de defesa, os quais são inibidos pela escuridão quando utilizadas lentes.

A pupila, que automaticamente se fecharia diante da luminosidade, mantém-se dilatada quando não fazemos uso de lentes escuras com proteção.

Nesse caso, os raios ultravioletas passam diretamente pelas lentes, afetando a retina de forma ainda mais severa que quando estamos sem óculos.

Isso pré-predispõe a degeneração macular relacionada à idade (DRI) e até mesmo a comum catarata.

Por isso a importância e ênfase em verificar sempre a qualidade e nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes que você pensa em adquirir contemplam.

Muita atenção ao adquirir óculos de sol!

Óculos vendidos em camelôs e outras lojas não autorizadas não dispõem de acessórios que contenham filtros que bloqueiam a luz ultravioleta e, por isso, eles costumam ter valor mais reduzido.

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abiótica), as falsificações correspondem a cerca de 50% do número de óculos de sol comercializados em todo o Brasil.

Um resultado extremamente alarmante! 

Isso significa que, metade dos brasileiros está danificando a retina dos olhos, enquanto acredita estar protegido. 

Não adquira um óculos de sol sem garantir essa característica!

Além de checar o nível de proteção contra a radiação ultravioleta das lentes dos óculos desejados, você deve também, na ótica, verificar no momento da aquisição, se o modelo selecionado se encaixa bem ao seu rosto.

É essencial dar preferência à lentes que envolvam bem os seus olhos e que impeçam ao máximo a penetração de luz através das aberturas existentes entre seu rosto e a armação.

Cor das lentes

 óculos de sol no inverno. Imagem: Free-Photos por Pixabay

Você sabia que as cores das lentes também possuem relação ao nível de proteção dos óculos?

Elas podem contribuir com a redução de problemas como:

  • enxaquecas;
  • fotofobia;
  • dores de cabeça e mais. 

Lentes com cores que promovem pouca variação da coloração dos ambientes e visão estão entre as mais indicadas.

É o caso das em tons verdes, cinza e marrom por exemplo.

Para saber mais sobre as indicações de solares e principais características de cada cor de lente, acesse nosso conteúdo indicativo sobre o assunto clicando aqui!

Gostou das dicas?

Então não deixe de conferir o nível de proteção dos óculos de sol selecionados por você em sua próxima visita a Ótica Optiluz.

Contamos com diversos modelos, cores e acabamentos para você manter-se protegido ou ainda presentear quem ama, com todo o cuidado e carinho que nossos acessórios possuem para proteger a saúde dos olhos. 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *