Óculos infantis: conheça 6 dicas que irão lhe ajudar na escolha ideal

Óculos infantis: conheça 6 dicas que irão lhe ajudar na escolha ideal

Se você é adulto e faz uso de óculos, provavelmente conhece a dificuldade e importância que a escolha desse acessório que contribui com saúde tem. Agora, imagine óculos infantis?  

Não basta somente verificar todas as especificações técnicas dos óculos para garantir a eficiência do material e peça num todo. 

É essencial levar em conta, também, a opinião do pequeno, já que é ele (a) quem fará uso diário dos óculos.

Fazer parte dessa escolha faz total diferença no processo de adaptação das crianças aos óculos e, por isso, deve extremamente levada em conta.

Uma criança que gosta de sua armação sente-se mais segura e, como consequência, a peça irá aumentar sua autoestima ao invés de promover o oposto.

Além dessas dicas, há outras que devem ser levadas em conta nesse momento, elas são:

Preste atenção às dimensões dos óculos em relação a criança que a utilizará.

Trata-se de um dos aspectos mais relevantes à saúde dos pequenos.

É essencial que os óculos tenham o tamanho adequado ao rosto da criança. Para isso, confira se os olhos estão bem posicionados ao centro das lentes.

Você, provavelmente, já observou uma criança que utiliza óculos e tem o hábito de olhar por cima ou por baixo do acessório. Prática bastante prejudicial à visão de quem precisa corrigi-la com lentes específicas.

Isso ocorre justamente em óculos que foram adquiridos em tamanho errado.

O ajuste lateral também é importante!

Além de observar se os olhos da criança estão centralizados nas lentes, é preciso verificar, também, se as hastes condizem com o tamanho do rosto.

Dica: Como ainda estão em fase de crescimento é preciso verificar periodicamente, junto a um oftalmologista, se os óculos adquiridos ainda se ajustam bem ao pequeno. Esse profissional poderá avaliar com precisão se já é o momento de trocar ou não a armação.

Óculos infantis devem priorizar armações de materiais confortáveis

Outra característica imprescindível em óculos infantis é o conforto.

Crianças têm o costume de brincar, correr, abaixar e levantar, entre outras atividades.

Tendo todo esse movimento e energia em vista é essencial contar com óculos que possuam um material confortável.

Do contrário, você provavelmente se deparará com queixas advindas da criança, demora para a adaptação dos óculos ou pior, a diminuição na frequência com que ela brinca, por receio do uso da peça.

Com uma armação leve, bem adaptada e de material maleável, a criança muito brevemente esquecerá que faz uso dos óculos. Desfrutando de suas atividades costumeiras, além de cuidar da saúde da visão ao mesmo tempo.

Atente-se aos detalhes

Se os detalhes de diversos modelos tendem a incomodar a nós adultos, imagine o que causam aos pequenos, que na maioria das vezes, não entendem por completo a importância e necessidade do uso dos óculos.

Tendo isso em vista, garanta que a criança aos seus cuidados não utilize óculos que arranhem a cabeça, incomodem o nariz, ou pesem.

O correto é que material da peça não gere nenhum tipo de desconforto e isso pode ser garantido por forma de uma comunicação aberta no momento da escolha da peça, além, é claro, da observação.

Dica extra:

Abuse das cores!

É bastante comum que as crianças se interessem por peças que contenham cores diferentes, mais chamativas ou mais de uma delas.

Leve a opinião do pequeno em consideração para a escolha dos óculos 

Quem vai fazer uso dos óculos é a criança, certo? E, por mais que muitos pais, avós, tios e outros tutores ainda acreditem que o melhor é escolher a peça sozinho, para “facilitar” esse processo, é essencial entender que não!

Todos os pontos anteriores, inclusive sobre a saúde e conforto dos pequenos ao utilizarem óculos, só podem ser garantidos com a presença do mesmo.

A criança precisa sentir-se bem usando os óculos, para que não haja resistência ou mesmo rejeição à peça. 

leve a opinião do pequeno em conta no momento da escolha dos óculos infantis. Foto: goodluz - Adobe

Complicação que pode ser facilitada, levando em consideração o sentimento e opinião do pequeno sobre a mesma.

Deixe que ele (a) opine sobre qual modelo gostou mais e qual sente que é mais confortável.

Ajustes são parte do processo! Faça-os, se for preciso.

Nem todos os modelos de óculos se encaixarão perfeitamente em seu filho, isso é bastante comum e deve ser levado como parte do processo.

Por isso, peça ajustes na ótica até que a mesma esteja corretamente ajustada e confortável para uso.

Escolher os óculos perfeitos é um processo totalmente necessário para a adaptação ideal à essa nova fase.

Escolha apenas estabelecimentos de confiança para a produção de óculos infantis para o seu filho!

Óculos não são simples acessórios, apesar de se apresentarem em modelos muito estilosos e atrativos, é essencial ter em mente que, acima de tudo, são um bem para saúde. 

Para unir essas duas características, estilo e bem-estar, escolha uma ótica de confiança. Dessa forma, a peça selecionada poderá ter a manutenção necessária garantida, além de especialistas para os auxiliarem nessa importante escolha, fora garantir que os óculos infantis durem por muito mais tempo.

Todas essas características você encontra na Optiluz. Venha conferir em um de nossos espaços!

Gostou das dicas?

Então não deixe de compartilhá-las com os amigos e familiares que também estão nessa fase de busca dos óculos ideais para crianças.

 

 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *