A importância da saúde visual na infância

A importância da saúde visual na infância

Os cuidados com a saúde visual na infância acontecem desde os primeiros dias de vida com o Teste do Olhinho que identifica a presença de catarata, glaucoma congênito, problemas provenientes de doenças infectocontagiosas, entre outros.

Ele consiste na identificação de um reflexo vermelho – efeito similar que ocorre em fotografias – quando um feixe de luz ilumina o olho de bebê. Se o resultado for um reflexo branco, é sinal que mais exames devem ser feitos.

Fazer uma visita ao oftalmologista anualmente é essencial para identificar possíveis mudanças na visão em qualquer idade.

Mas esse costume deve começar desde a infância quando ocorre o desenvolvimento da criança.

Como os problemas de visão afetam nas crianças

Os problemas de visão identificados desde cedo podem evitar que a criança tenha dificuldades de aprendizagem, de autoestima e na relação com outras pessoas.

jJá que algumas vezes as crianças que possuem problemas de visão acabam ficando retraídas por sua condição.

Quais os sintomas mais comuns

Dificuldade para ler, queixas de olhos cansados, sentar-se perto da televisão, apertar os olhos para ver algo longe, dificuldades para correr, lacrimejar e coçar os olhos com frequência são os sintomas mais comuns.

É importante ter atenção porque quando os olhos do bebê tremem ou desviam sem motivo, quando os olhos do bebê desviam o rosto e a voz dos pais, pupilas opacas, pupilas muito ou pouco dilatadas, e quando os olhos são parecem alinhados.

Quais os problemas que podem ser encontrados na visão infantil

A ambliopia, conhecido também como ‘olho vago’ ou ‘olho preguiçoso, é um problema de visão que surge a partir dos quatro anos de idade no qual um dos olhos da criança acaba enxergando menos que o outro.

Não há sintomas específicos para a doença, mas a criança tende a inclinar a cabeça para o lado ou virar para um ângulo fora do normal para tentar enxergar objetos que estão longe.

Até os sete e oito anos de idade é possível que o problema seja corrigido, após essa idade pode ser que não seja mais possível corrigir.

Pode ser que a ambliopia venha de outros problemas de visão como o estrabismo, a miopia, a hipermetropia, ou catarata congênita.

 

Na Optiluz você encontra o óculos ideal para seu filho. Faça uma visita!

 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *