Séries: Saiba como proteger os olhos ao maratonar suas favoritas!

Séries: Saiba como proteger os olhos ao maratonar suas favoritas!

Cada dia que passa o hobby de assistir séries para se divertir, relaxar, aproveitar os dias em casa e ainda estudar, tornasse uma frequente ainda mais popular. 

Todavia, não é segredo para ninguém, que a exposição contínua e por um longo período à telas como smartphones, tablets, notebooks e televisores pode ser bastante prejudicial à saúde, principalmente a dos olhos.

De acordo com uma análise de consumo realizada pelo New York Times, o acesso à plataforma de vídeos Youtube, por exemplo, teve um aumento de 15,3%, apenas após o período de início da quarentena. 

A popular plataforma de filmes e séries Netflix também não ficou por menos, apresentando um crescimento significativo em seu número de espectadores.

Conheça os males que seus olhos podem enfrentar ao maratonar séries sem a tomada de simples e importantes precauções

 Fora os principais malefícios atribuídos para os olhos por essa exposição, os quais já trouxemos em conteúdos anteriores, é importante saber que o sono também tende a ser afetado. 

Ao assistir diversos episódios de séries de maneira consecutiva é ocasionada a fadiga, que por sua vez, tem um efeito negativo considerável no momento do sono. É o que indica uma pesquisa divulgada pelo Journal of Clinical Sleep Medicine.

Veja ainda: Opções para aliviar a tensão e manter a saúde dos olhos em dia

Por isso, se você tem se deparado ultimamente com uma frequente insônia, saiba que esse pode ser um grande fator de influência do quadro.

O favorecimento do desenvolvimento de miopia e o enfrentamento de olhos secos, também são outras complicações da exposição a telas com luz azul-violeta.

Dicas para proteger seus olhos ao maratonar séries na tv, notebook ou celular:

1. Lembre-se de piscar

Ao piscar, você garante que seus olhos permaneçam umedecidos, como deve ser, garantindo, assim, a defesa ocular e uma visão saudável.

2. Faça intervalos

Entre um episódio e outro, realize pequenos intervalos. Você pode, por exemplo, levantar-se e esticar os braços, ir ao banheiro, pegar um copo de água ou algo para comer.

Feito isso, é possível retornar com maior qualidade à sua sessão de filmes/séries.

3. Mantenha uma distância “segura”

Ao assistir a suas séries favoritas e filmes de interesse no celular, o ideal é que a distância mínima do aparelho e de seus olhos seja de no mínimo 30 centímetros.

No caso de televisores, notebooks e computadores a distância necessita ser de ao menos 60 cm.

4. Reforce a hidratação dos seus olhos

O ideal é que antes de iniciar sua sessão, você hidrate seus olhos.

Isso pode ser feito por meio do uso de colírios.

No entanto é importante lembrar que o uso não indicado de colírios por um oftalmologista pode ser muito perigoso, por isso, em sua próxima visita ao profissional, peça uma indicação.

Dica para quem faz uso de óculos de grau ao maratonar séries:

Se você já utiliza óculos de grau, uma excelente alternativa visando a saúde e conforto visual nesse caso é o uso de óculos com lentes de filtro azul.

Esse opcional em óculos protege sua visão da fadiga ocular, bem como de constantes dores de cabeça e quadros de visão embaçada.

Além disso, quem não necessita de óculos, pode usar um modelo com lente plana e filtro azul para proteger os olhos.

Na Optiluz você conta com uma grande variedade de marcas e modelos para escolher a que melhor se adeque a você e seu estilo.

Contamos ainda com lentes especiais para proteger sua visão a curto, médio e longo prazos para as mais diversas circunstâncias e tipos de luzes.

Confira em uma de nossas lojas! 

 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *