Tremor nos olhos: causas, perigos e o que fazer ao sentir

Tremor nos olhos: causas, perigos e o que fazer ao sentir

Sentir tremor nos olhos vez ou outra trata-se de algo normal. Entretanto, se isso ocorrer com certa frequência, pode ser que você necessite de auxílio médico.

Em nosso último post, você conheceu algumas razões pelas quais o quadro de tremor nos olhos pode ter sido desencadeado. 

Veja ainda: O que são óculos de descanso e como saber que precisa deles? 

Saiba agora o que fazer quando estiver sentindo o tremor, quando é necessário procurar um médico e mais duas razões pelas quais o tremor pode ocorrer. Confira:

Olhos secos

Essa condição tende a debilitar os músculos da pálpebra e recebe esse nome por se caracterizar pela falta de hidratação na região ocular, resultando em tremores.

Esse problema é bastante recorrente em pessoas que possuem mais de 50 anos ou que, mesmo quando jovens, tenham adotado alguns maus hábitos que proporcionam essa condição.

O que fazer nesse caso?

Para manter os olhos sempre bem umectados, é essencial fazer o uso de colírios prescritos pelo oftalmologista. 

Além disso, descansar adequadamente após o uso de aparelhos eletrônicos e retirar as lentes de contato dos olhos antes de dormir, são hábitos fundamentais para manter os olhos com a umectação adequada e evitar o tremor.

O tremor nos olhos pode ser um indicativo de problemas de visão 

Quando estamos com dificuldade para enxergar, é comum que os olhos despendam um maior esforço para que as imagens sejam focadas. Entretanto, ao fazer isso, os músculos da região tentem a ficam muito cansados e, com isso, as pálpebras começam a tremer.

Importante: Caso observe que essa seja a situação, busque um médico especialista imediatamente.

Às vezes, o simples uso de um óculos de grau adequado ou mesmo de lentes corretivas podem solucionar ambos os problemas, tanto da visão, como o do tremor. Contudo, é importante estar atento à condições mais graves, bem como:

  • catarata;
  • degeneração macular;
  • glaucoma.

 Estas situações exigirão tratamentos complementares mais minuciosos.

Veja também: As grandes tendências de óculos escuros para esse ano 

O que é possível fazer quando os olhos estiverem tremendo?

O sintoma nomeado pelos médicos como mioclonia, ocorre ao menos uma vez na vida com praticamente todas as pessoas e em alguns casos, pode vir acompanhado de dormência da região.

Geralmente, não tem algo a ser feito enquanto os olhos estão tremendo e por isso, o ideal é esperar que passe naturalmente. 

Entretanto, ao observar que o tremor ocorre por vários dias seguidos ou mesmo semanas, é sinal de que há algo errado com sua saúde e um médico deve ser consultado.

Gostou dessas dicas? Comente aqui embaixo se você já teve essa sensação ao menos uma vez na vida!

E se não esqueça: Ao observar o quadro mais de uma vez e, principalmente, em vários dias seguidos, procure um médico o mais depressa possível! Apenas ele poderá identificar a causa e recomendar o melhor tratamento.

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *