Tremor nos olhos: entenda porque isso acontece

Tremor nos olhos: entenda porque isso acontece

Sentir tremores nos olhos vez ou outra trata-se de algo normal. Se isso ocorrer com certa frequência, pode ser que você necessite de ajuda médica.

De modo geral, o tremor nos olhos é um sintoma de cansaço nos músculos oculares. Entretanto, é preciso observar quanto esse tremor dura.

Ao menos uma vez na vida, você provavelmente já sentiu os seus olhos tremendo. Saiba que essa situação é muito comum e está relacionada, na maioria das vezes, com o cansaço dos músculos localizados na região dos olhos.

Veja também: O que é terçol e como evitá-lo

Geralmente, uma breve pausa nas atividades que está cumprindo, faz com que o incômodo pare. Porém, há casos em que os frequentes tremores nas pálpebras indicam sérios problemas de visão ou até mesmo de saúde.

Quer saber mais sobre esse sintoma e o que ele pode significar? Então não deixe de acompanhar nosso texto a seguir:

Quais as causas do tremor nos olhos?

Caso tenha sentido os olhos tremendo nos últimos dias ou semanas, saiba que avaliar a frequência e outros sintomas associados ao tremor são fundamentais para descobrir as possíveis causas do problema.

Conheça algumas delas:

Estresse

O estresse é responsável pelo aumento de adrenalina e cortisol no sistema nervoso. Quando chegam aos nervos e aos músculos, eles provocam contrações rápidas e involuntárias, assim como o tremor nos olhos.

Se esse tem sido o grande e possível causador do seu tremor nos olhos, através de alguns hábitos saudáveis é possível combater tanto o estresse, quanto o tremor causado por ele, bem como outras doenças físicas e mentais, causadas pelo estresse excessivo.

Se por conta da rotina e cansaço você tem se alimentado na maioria das vezes mal, isso também é um agravante para o tremor. Por isso, mantenha uma alimentação equilibrada, se esforce para voltar a rotina de hábitos e alimentação saudável.

A prática regular de atividades físicas e o descanso adequado do seu corpo e mente são essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Horas de sono insuficientes

Como está a qualidade do seu sono hoje? Além do estresse, esse pode ser um dos motivos pelos quais você tem tido frequentes tremores nos olhos.

Dormir mal e menos horas de que precisa geram cansaço não apenas ao corpo e à mente, mas também aos músculos dos olhos.

Você sabia disso?

Tremor nos olhos pode significar que você precisa descansar e dormir mais, antes que seu corpo desenvolva outros sintomas e complicações mais graves.

Caso esteja encontrando dificuldade para dormir, a dica é observar o ambiente em que você dorme, garantindo que ele esteja escuro e silencioso o suficiente, para que você possa repousar adequadamente.

Veja ainda: A importância das lentes polarizadas

Outra dica é também é avaliar o conforto e estado do seu colchão, caso esteja comprometendo sua qualidade de sono, o ideal será trocar o item.

Ausência de vitaminas e minerais no corpo

Acredite, a falta de vitaminas e minerais também pode ser o motivo pelo qual você tem sentido tremor nos olhos.

As vitaminas e os minerais — como a B12, o magnésio e o potássio — são vitais para manter o bom funcionamento do organismo e, com isso, propiciar o nosso bem-estar físico. Por isso, a falta desses nutrientes no corpo tendem a ocasionar tremores involuntários às pálpebras.

Foto/Reprodução: Prato com alimentos saudáveis. Via: Anna Pelzer – Unsplash

Uma alimentação equilibrada pode lhe ajudar a sanar os tremores.

A dica é: inclua na sua dieta alimentos como ovos, carnes, peixes, laticínios, vegetais e frutas diversas. Esses alimentos podem facilmente lhe ajudar a manter a saúde em dia. Além, é claro, de beber ao menos 2 litros de água ao dia água, pois a desidratação também é um fator de enfraquecimento dos músculos dos olhos.

Excesso de ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de bebidas que contém cafeína, assim como as alcoólicas, deixa o corpo em estado de alerta, além de provocarem rápida desidratação. Por isso, se possível, elimine ou evite ingerir bebidas que contenham essas características em sua composição.

Alergias

Alergias também podem ser causadoras de tremor nos olhos.

Alérgicos produzem uma substância conhecida por histamina quando coçam os olhos e é justamente esta substância que causa tremores em nossas pálpebras. Por isso, é preciso evitar ao máximo o contato com os alérgenos, além de realizar corretamente o tratamento com as medicações indicadas por seu médico especialista.

Está gostando dessas informações? Então continue acompanhando em nosso próximo post mais causas que podem acarretar o tremor e nos olhos e mais um bônus interessante.

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *