Dia internacional da terceira idade: Atente-se aos cuidados com os olhos nessa fase

Dia internacional da terceira idade: Atente-se aos cuidados com os olhos nessa fase

No dia primeiro de outubro celebramos não somente o Dia Internacional da Terceira Idade, como também o Dia do Idoso, ou ainda melhor idade, afinal, quem não almeja e faz diariamente inúmeros planos para essa gostosa fase da vida? 

Estar rodeado dos netos, viajar com maior frequência, dedicar-se a práticas que se ama, descansar e passar mais tempo ao lado do cônjuge ou ainda encontrar um novo amor, podem ser algumas delas.

No entanto, sabemos que para desfrutar realmente de todos esses momentos é imprescindível, contar com práticas saudáveis que auxiliem o corpo e mente a tornar tudo isso possível.

Pensando nisso, trouxemos hoje, no Dia Internacional da Terceira Idade, dicas visando principalmente cuidados que devem ser tomados nessa faixa etária. Acompanhe!

À medida que ficamos mais velhos, alguns órgãos tendem a ficar mais suscetíveis ao surgimento de debilidades e isso também acontece com olhos.

Entre elas, podemos citar:

1. GLAUCOMA

Trata-se de uma doença que ocorre após a elevação da pressão nos olhos.

É costumeiro que esse aumento da pressão lesione o nervo óptico. Como consequência, pode – se perder a visão periférica ou até total do olho atingido na falta de uma assistência adequada feita por um médico.

2. PRESBIOPIA

Também conhecida por vista cansada, não é considerada uma doença e sim condição, a qual, resulta na perda da visão no que diz respeito aos objetos que estão próximos dos olhos. Ao ler, é possível observar bem quando a algo errado relacionado a isso pois, as letras ficam borradas fazendo necessário o afastamento do livro ou revista.

A condição não deve ser ignorada, do contrário, poderá ocasionar fortes dores de cabeça além de fadiga.

É possível corrigir a presbiopia por meio do uso de óculos ou lentes de contato indicadas por um profissional.

3. CATARATA

Baseia-se na principal causa de cegueira em todo o mundo.

Embora seja bastante comum a partir dos 50 anos de idade, é possível observar seu surgimento em outras faixas etárias também, o que requer uma atenção redobrada.

A catarata consiste na perda gradual da transparência do cristalino, (localizada atrás da íris).

Como consequência, a nitidez das imagens é comprometida progressivamente de acordo com o avanço da doença. 

Para essa, a solução é encontrada sumamente por meio cirúrgico.

Além dessas, a degeneração macular, as retinopatias  (doenças que acometem a retina), a síndrome do olhos secos, buraco de mácula e blefarite, são outras bastante comuns na terceira idade. No entanto, mais que pensar em tantos pontos negativos e complicação da visão, um sentido tão importante para nossa vida, é preciso acautelar-se em relação a essas circunstâncias para que sejam evitadas ao máximo possível.

Entre as boas práticas de cuidados com a visão na terceira idade, estão:

Visitar o oftalmologista regularmente

Algumas medidas podem ajudar a cuidar de sua visão, entre elas está a visita anual ao profissional oftalmologista para pessoas com vista saudável. 

Por outro lado, para quem porta alguma condição na visão ou mesmo tem diabetes, essas devem ser realizadas a cada 6 meses (ou como recomendar esse profissional).

Mesmo que não hajam sintomas, Vá ao oftalmologista!

Existem diversas doenças oculares que não apresentam sintomas em seus estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz.

Adotar novos hábitos para a vida na terceira idade 

Pequenas atitudes podem proteger seus olhos de forma bastante significativa de danos.

Entre elas podemos citar:

  • O uso de chapéu e óculos escuros para sair ao sol;
  • Contar com uma iluminação adequada em casa (nem muito forte, que ocasione dores de cabeça e sensibilidade e nem muito baixa, que exija contante esforço da visão);
  • Utilizar óculos de segurança ao praticar esportes ou para trabalhar.

Cuidar-se!

A  saúde com que você mantém todo o seu corpo, reflete também em sua visão.

É possível diminuir o risco de doenças oculares e a perda da visão comendo alimentos saudáveis, realizando exercícios físicos de maneira regular, controlando periodicamente  a sua pressão arterial e colesterol e parando de fumar, caso o faça.

Fora isso, seguir as recomendações do seu médico e manter a ingestão de medicamentos corretos nos horários indicados, também auxiliarão e muito não apenas em sua vista, mas em toda a sua vida em geral, garantindo muito mais alegria e bem-estar!

Compartilhe essas importantes recomendações para amigos e familiares que estão na terceira idade, encontram-se com algumas dessas doenças ou então que tenham idosos por perto!

 Quanto mais informação, mais vidas podemos proteger e mais qualidade será agregada à elas!

 A Optiluz conta com os melhores serviços e marcas de óculos de grau e lentes de contato para corrigir o seu problema de visão. 

Ao desejar ter mais conforto em seu dia a dia com armações adequadas, visite-nos!

Será um grande prazer lhe atender.

Veja também: 

OFTALMOLOGIA, OPTOMETRIA E ORTÓPTICA: VOCÊ CONHECE AS DIFERENÇAS ENTRE ESSAS ESPECIALIDADES?

FOTOFOBIA: SAIBA O QUE É COMO ESSA SENSIBILIDADE À LUZ PODE INDICAR DOENÇAS

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *