Exames de vista: descubra os mais realizados pelos oftalmologistas

Exames de vista: descubra os mais realizados pelos oftalmologistas

Quem nunca foi ao oftalmologista e precisou realizar uma série de exames de vista para garantir que tudo estava certo com a saúde dos olhos? É claro que a necessidade muda de pessoa para pessoa, mas alguns exames são mais populares do que os outros e realizados com maior frequência.

Sendo assim, no post de hoje, separamos alguns exemplos de exames de vista que você com certeza já deve ter realizado – ou vai precisar realizar no decorrer da vida. Curioso? Continue a leitura para saber mais!

Exame de refração

Esse é, sem dúvida, um dos mais comuns exames de vista no consultório de um oftalmologista. É a partir deste exame que o profissional avalia a capacidade de visão e também identifica se há necessidade de óculos de grau.

Em resumo, é com o exame de refração que os médicos determinam se há problemas como miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia. Para isso, é utilizado um refrator. O paciente deve colocar o equipamento em frente aos olhos e ler uma sequência de letras na parede.

 

Exames de vista: descubra os mais realizados pelos oftalmologistas. Foto/Reprodução: FG Trade no iStock

 

Enquanto isso, o médico muda as lentes do aparelho para identificar com qual o paciente sente-se mais confortável. Vale lembrar, ainda, que muitos profissionais aplicam um colírio nos olhos para dilatar as pupilas e tornar o resultado mais preciso.

Avaliação externa

É o exame mais superficial da lista. Como o nome sugere, é feito uma avaliação de toda a parte externa dos olhos, como pálpebra, canais lacrimais, etc. Ele é realizado especialmente quando o paciente tem alguma reclamação quanto a olhos vermelhos, inchaço, ardência e lubrificação.

Para realizá-lo é utilizado um equipamento simples, com um foco de luz na ponta (como uma lanterna). Se houver alguma alteração na estrutura externa do olho, será possível identificar facilmente.

Teste do olhinho

Realizado em recém-nascidos, este teste é capaz de identificar inúmeros problemas e doenças relacionadas à visão. Com o auxílio de um oftalmoscópio, o médico (normalmente o próprio pediatra), analisa o reflexo da retina do bebê. Para um resultado positivo, a estrutura deve ter uma aparência homogênea, simétrica e regular.

Esse é um exame de extrema importância e, ao contrário do que se pode pensar, é muito rápido e indolor. O objetivo é evitar qualquer alteração que possa causar uma obstrução no eixo visual, ou seja, catarata, glaucoma, etc.

Exame de fundo de olho

Chamado no meio médico de oftalmoscopia, esse exame avalia a retina, bem como o coroide, o disco óptico e também os vasos sanguíneos do olho. A partir dele é possível identificar problemas como glaucoma, hipertensão ou diabetes no globo ocular.

O equipamento utilizado é o mesmo do teste do olhinho, porém, dessa vez é usada uma lente especial, que aumenta a imagem e também um colírio para dilatar a pupila.

Topografia de córnea

 

Exames de vista: descubra os mais realizados pelos oftalmologistas. Foto/Reprodução: FG Trade no iStock

 

Trata-se de um mapeamento topográfico da córnea e também da análise da curvatura da estrutura ocular. Esse exame é feito principalmente para identificar precocemente problemas de visão ou de adaptação à lente de contato.

Além disso, a topografia de córnea é realizada em pacientes que vão passar por cirurgias de correção de grau, pois o oftalmologista precisa garantir o perfeito estado do olho para que o procedimento seja eficaz.

O exame é feito através de uma sonda, que tira as medidas do olho e passa para um computador, que irá processá-las. Neste, não há a necessidade de colírio.

 

E então, já realizou algum destes exames? Ou, ainda, precisou fazer outro que não listamos no post? Conte-nos abaixo, nos comentários!

Aproveite e siga-nos nas redes sociais, assim, poderá ficar por dentro de todas as novidades em óculos e, claro, proteger a sua visão! 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *