Ler no escuro faz mal para a visão?

Ler no escuro faz mal para a visão?

Apesar do que se pensa, ler no escuro não é uma prática totalmente prejudicial à saúde. Quer saber por que? Continue a leitura!

Era bem costumeiro, no passado, principalmente na infância, ouvirmos que não deveríamos “forçar a vista” lendo com luz baixa ou na ausência da mesma. Mas, será que há realmente um malefício em tal prática?

Entenda as mudanças nos olhos e impactos à saúde ao ler no escuro

Ao lermos com pouca luz, é natural que nossas pupilas fiquem dilatadas. Afinal, isso facilita a entrada e absorção de luz nos mesmos.

Consequentemente, isso gera a redução da profundidade de foco que temos normalmente em ambientes bem iluminados e nos períodos diurnos. Portanto, como não há contraste entre o ambiente mais escuro e a leitura que é feita, os olhos acabam precisando de estímulos para que consigam converter o que é visto em uma imagem.

Como resultado, muitas pessoas podem sentir dor de cabeça ou mesmo fadiga ocular.

O que isso significa?

De acordo com informações do oftalmologista Dr. Luiz Antônio Viera, do Hospital CEMA, em São Paulo, é corriqueiro que essas sensações ocorram em casos de pacientes com quadros de hipermetropia, astigmatismo e miopia não tratados corretamente.

Esses fatores estimulam os sintomas –  daí a crendice popular.

Segundo o médico, “dizer que ler em um ambiente pouco iluminado prejudica a visão é mito. No entanto, quem tem ametropias não corrigidas, ou doenças que realmente causam comprometimento da visão noturna, pode ter sintomas gerados pela necessidade de maior esforço para ler em ambientes com pouca luminosidade”, afirmou.

Isso significa que no caso de você precisar de óculos e não fazer uso dos mesmos, por falta de hábito ou de conhecer problemas de visão que possa ter, provavelmente se deparará com maior dificuldade em ler no escuro.

Ler no escuro faz mal para a visão? Foto/Reprodução: AntonioGuillem no iStock

Saiba como ler no escuro com qualidade e saúde garantida

Apesar de não ser prejudicial à saúde, como já afirmado, ao ler no escuro você pode sim ter a prática afetada.

Isso ocorre porque esse tipo de luz induz o corpo ao relaxamento e descanso. Consequentemente, ao ter o corpo já cansado, você poderá perder a atenção com facilidade.

Ou vai dizer que ao ler nessas condições você nunca passou pela experiência de ver um trecho do livro e logo notar que não se lembrava do conteúdo que foi lido?

Para resolver é simples! Saiba como: 

Faça uso de uma luz direcional, ou seja, voltada ao livro escolhido. Você pode, por exemplo, contar com uma luminária articulada ou abajur. Estar confortável e em um lugar tranquilo, que propicie a concentração, também é um fator que poderá aumentar muito a qualidade desse período.

Gostou dessas dicas?

Esperamos que tenha conseguido enxergar as falhas que tem cometido ao ler no escuro para repará-las. Dessa forma, terá melhores experiências de estudo, lazer e aprendizado.

Identificou alguns sintomas que podem indicar problemas de visão? 

Então não deixe de ir o quanto antes em um especialista para ter um diagnóstico preciso e atualizado sobre a saúde dos seus olhos.

A Optiluz, conta com as melhores marcas de armações e produz lentes específicas para as suas necessidades.  Venha conferir! 

Esteja atento também às nossas redes sociais, para ficar por dentro de todas as novidades!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *