Materiais de armação de óculos: descubra os 5 tipos mais comuns

Materiais de armação de óculos: descubra os 5 tipos mais comuns

Existe uma enorme variedade de materiais de armação de óculos, então, como escolher a melhor? É claro que alguns são mais indicados para certos casos, mas, na grande maioria das vezes, tudo depende do seu gosto pessoal e daquele que você mais se adapta.

Se você não quer errar no momento de escolher o seu modelo de óculos (seja de grau ou de sol), então continue a leitura deste post!

Separamos os 5 tipos mais comuns de materiais de armação de óculos e, com certeza, você vai poder esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

Armações em metal

Caracterizadas por sua leveza e durabilidade, as armações em metal estão dentre as mais populares entre as pessoas. Um dos motivos para isso também está relacionado à facilidade de ajustá-las para os mais diversos formatos de rosto.

 

Armações em metal. Foto/Reprodução: Dominika Roseclay no Pexels

 

Além disso, devido ao fato de que, normalmente, a junção das peças é feita com parafusos, torna-se mais rara a impossibilidade de conserto na armação. No entanto, é preciso estar atento à oxidação das estruturas, que pode causar alergia na pele. Então, é importante investir em marcas de confiança.

Por fim, apesar de muito versáteis, as armações em metal não são recomendadas para pessoas com um grau muito elevado, já que a lente tende a ser mais grossa e a estética final pode não ficar tão leve e agradável.

Armações em acetato

Um dos materiais mais procurados, o acetato também é leve e resistente – principalmente à queda e substâncias químicas. Além disso, ele é ainda antialérgico e extremamente confortável, pois não possui ponteiras nas hastes.

 

Armações em acetato. Foto/Reprodução: Nick Hillier no Unsplash

 

Por ser um material bem resistente e mais grosso, diferentemente do metal, é recomendado para pessoas que possuem um alto grau de miopia, pois suporta lentes com uma largura maior, além de esconder as bordas.

Outro ponto positivo para o acetato é a variedade de formatos e cores das armações. Sendo assim, os óculos podem ser usados em qualquer ocasião e combinar com inúmeros looks.

Armações em titânio

Ainda que seja muito semelhante ao metal, a armação em titânio é muito mais resistente e dificilmente precisará ser substituída. O material é também hipoalergênico e apresenta uma grande variedade de cores.

 

Armações em titânio. Foto/Reprodução: rishad s no Unsplash

 

Esse tipo de armação é muito recomendado a crianças e adolescentes, por serem mais ativos, ou seja, estão sujeitos a derrubar os óculos a qualquer momento. Além disso, o titânio é muito leve e não deixa as famosas marquinhas de óculos no rosto causadas pelo contato.

Armações de óculos em madeira

Cada vez mais em alta, os óculos de madeira tornaram-se os queridinhos de marcas que defendem causas sustentáveis. Justamente por serem novos no mercado, podem apresentar preços mais elevados quando comparados a modelos de outros materiais.

 

Materiais de armação de óculos. Conheça as opções em madeira. Foto/Reprodução: Alizee Marchand no Pexels

 

Mas, não podemos deixar de ressaltar a leveza que as armações em madeira possuem. Fora que são uma tendência no mundo da moda e consideradas uma referência entre os óculos, já que nenhum modelo é igual ao outro.

Materiais de armações de óculos injetados

Talvez você estranhe, em um primeiro momento, o termo “materiais injetados”, mas com certeza já ouviu falar de algum deles. Entre os mais comuns, podemos citar o policarbonato, o optyl e o náilon. Esses materiais são muito maleáveis, o que permite a criação de diversos designs e formatos.

 

Armações em material injetável. Foto/Reprodução: Annisa Ica no Unsplash

 

O policarbonato é altamente resistente a qualquer tipo de impacto e, portanto, indicado para pessoas que praticam esportes. Já o optyl é ainda mais leve que o acetato e resiste muito bem a temperaturas elevadas. Por fim, o náilon é definitivamente inquebrável, sendo indicado para crianças, principalmente.

 

E você, tem alguma preferência por materiais de armações? Conte-nos abaixo, nos comentários!

Aqui, na Optiluz, trabalhamos com uma variedade enorme de opções e você encontra modelos em diversos materiais. Então, vale a pena visitar uma de nossas lojas!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais, assim pode ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *