Miopia: descubra 5 mitos sobre esse problema de visão

Miopia: descubra 5 mitos sobre esse problema de visão

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que em 30 anos o número de pessoas com miopia no Brasil tenha uma alta de 89%? Inegavelmente, é um número expressivo, que reflete na qualidade de vida de muitos.

Mas, quadros como esse não são tão preocupantes, quando tomadas todas as medidas necessárias. O problema, no entanto, é quanto à disseminação de mitos sobre a miopia.

Por isso, preparamos este post para esclarecer 5 mitos relacionados à miopia, para que você saiba como lidar com o problema da melhor maneira. Vamos lá?

Não utilizar óculos pode piorar o quadro de miopia

A inverdade dessa frase talvez seja desconhecida pela maioria das pessoas. Ao contrário do que se pensa, deixar de usar óculos não interfere diretamente no aumento do grau. Além disso, a miopia é uma doença progressiva e, depois de evoluída até certo grau, se estabiliza.

No entanto, não podemos negar o incômodo causado em pessoas com miopia que não utilizam óculos. Normalmente, o problema causa vermelhidão nos olhos, ardência, dificuldade para ler, obviamente, e também dores fortes de cabeça.

A miopia é um quadro ocasionado exclusivamente pela genética

Não exclusivamente. A genética é um fator que tem certa influência sobre o desenvolvimento da miopia, contudo, não é o único.

Passar muito tempo em frente a telas, com luz artificial, pode ter um impacto alta na visão e levar a um quadro de miopia. Ou seja, é um fator que não está ligado à genética e, ainda assim, causa problemas de visão.

 

Miopia: descubra 5 mitos sobre esse problema de visão. Foto/Reprodução: Nick Hillier no Unsplash

 

Ler em ambientes escuros é prejudicial

A falta de luz pode causar um incômodo maior, já que leva certo tempo até o olho se ajustar ao ambiente. No entanto, isso não significa que ler em ambientes de baixa luz seja um fator de desenvolvimento da miopia.

Inclusive, é mais problemático o excesso de luz nesses casos do que o contrário. É o que ocorre no caso das telas, como citamos no tópico anterior.

A cirurgia de correção não é 100% eficaz

Como falamos no post da semana passada, a cirurgia pode não corrigir todo o grau do paciente. Contudo, esses são casos isolados, já que normalmente ela é 100% eficaz, sim.

Mas, vale lembrar que ela deve ser feita nas condições ideais. Ou seja, o grau precisa estar estabilizado a pelo menos um ano. Além disso, o procedimento precisa ser indicado pelo seu oftalmologista, pois somente esse profissional pode analisar se há realmente necessidade de realizá-lo.

Leia mais: Cirurgia refrativa: tire as suas dúvidas sobre o procedimento

Lentes de contato não são tão eficazes quanto os óculos

Esse é um grande mito, afinal, as lentes de contato são, sim, bastante eficazes no tratamento de miopia. O que ocorre, no entanto, é que nem todas as pessoas se adaptam a elas, pois exigem um maior cuidado e atenção.

Se você é uma dessas pessoas, então precisa investir em óculos de qualidade, com lentes confiáveis. Sendo assim, vale a pena conhecer os modelos da Optiluz.

Aqui, você encontra opções para todos os gostos e indicações. Então, visite uma de nossas lojas agora mesmo! Esperamos por você!

Aproveite que está aqui e siga-nos nas redes sociais. Dessa forma, estará sempre por dentro das melhores novidades de óculos e tendências! 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *