Óculos para adolescentes: 3 dicas para não errar no momento da escolha

Óculos para adolescentes: 3 dicas para não errar no momento da escolha

Inegavelmente, a adolescência é um momento desafiador e cheio de transformações. O corpo muda, as opiniões variam e os gostos se renovam. Pensando nisso, escolher óculos para adolescentes pode ser complicado. Afinal, é um momento de transição e enquanto uns modelos podem ser vistos como “infantis”, outros podem ser formais demais para a faixa etária.

Então, que tal algumas dicas para escolher o modelo perfeito de óculos para adolescentes, sem erros ou arrependimentos? Continue a leitura deste post que preparamos para te ajudar!

1. Saiba qual é o tamanho ideal de óculos para adolescentes

Como dissemos, o período da adolescência é marcado por mudanças. Consequentemente, o rosto começa a mudar e, se o adolescente usar óculos desde a infância, provavelmente o modelo ficará pequeno demais para o seu rosto. Sendo assim, pode ser que haja uma limitação da visão periférica ou outro tipo de incômodo.

Mas, o oposto também não é muito vantajoso. Escolher uma armação muito grande pode causar uma distorção na visão ou até mesmo ofuscar os objetos.

Portanto, no momento de investir em uma armação, é importante saber que, no geral, ela não deve ser maior do que a parte mais larga do rosto do adolescente. Além disso, ao vestir os óculos, a pupila deve estar no centro da lente – seja de grau ou para sol.

2. Leve em consideração as mudanças no formato do rosto

Crianças tendem a ter rostos arredondados, como bochechas mais evidentes. Na adolescência, porém, isso costuma mudar e os rostos tornam-se mais finos ou angulares. Então, as armações precisam acompanhar essa mudança, já que cada formato de rosto fica melhor com um modelo de óculos. Por exemplo, rostos:

  • Ovais: são os rostos mais “universais”, pois combinam com a maioria dos formatos de armações. No entanto, os modelos retangulares são os mais indicados.
  • Quadrados: marcados pela linha do maxilar bem definida, esses rostos são feitos para armações redondas, pois cria-se a harmonia perfeita entre as duas formas.
  • Longos: os óculos perfeitos são os modelos mais ovais, que suavizam o comprimento deste tipo de rosto, que tende a ser mais fino.
  • Triangulares: os modelos mais indicados são os aviadores ou do tipo gatinho.
  • Redondos: armações geométricas, bem angulares, como as quadradas, harmonizam muito bem com rostos arredondados.

Óculos para adolescentes: 3 dicas para não errar no momento da escolha. Foto/Reprodução: Joe Ciciarelli no Unsplash

 

Mas, vale lembrar que isso não é uma regra. As armações ideais são aquelas que agradam o gosto pessoal de quem irá utilizá-las.

3. Não se esqueça da rotina ao escolher óculos para adolescentes

Os adolescentes tendem a ter uma rotina agitada, com muitas atividades na escola, encontro com os amigos e prática de exercícios. Portanto, é preciso levar isso em consideração no momento de escolher os óculos ideais.

Para quem pratica muitos esportes, armações em acetato são as mais recomendadas, pois são muito resistentes à queda e arranhões. Mas, vale lembrar que em alguns casos, dependendo do exercício, é melhor optar por lentes de contato para evitar acidentes.

Se os óculos serão usados mais para descanso, então não há muitas restrições nas armações. As de metal são ótimas e muito estilosas, inclusive.

Seja como for, o importante é escolher óculos de qualidade e comprá-los em um lugar de confiança. Aqui, na Optiluz, você encontra diversos modelos, para todos os gostos e formatos de rosto. Faça uma visita em uma de nossas lojas para conhecer nossas opções!

Aproveite que está aqui e siga-nos nas redes sociais, para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *