Oftalmologia, optometria e ortóptica: Você conhece as diferenças?

Oftalmologia, optometria e ortóptica: Você conhece as diferenças?

A visão é um dos sentidos mais relevantes para vida do ser humano. Com ela comprometida, parcial ou totalmente, muitas limitações e dificuldades podem ser acarretadas ao dia a dia das pessoas, suas atividades, bem como seu bem-estar também. Isso requer uma atenção redobrada devido a sua grande importância e, por isso requerem diferentes áreas e especialistas. Entre elas, podemos citar como exemplo a oftalmologia, a ortóptica e a optometria. 

Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:

Entendendo a oftalmologia

Certamente a oftalmologia compreende a mais popular entre as três áreas. 

Ela baseia-se por uma especialidade médica responsável por compreender e ainda estabelecer possibilidades para tratamentos que melhorem a saúde da visão, bem como estudar as doenças que a acometem. 

Os oftalmologistas, por sua vez, são médicos que possuem permissão para atuar nessa área, seja em clínica ou também realizando cirurgias. Sendo a maioria deles, inclusive, atuante de ambas. 

O que é a ortóptica?

Juntamente da oftalmologia, a ortóptica trata distúrbios da visão binocular.

A atuação ocorre, mais especificamente, no campo da estrabologia, isso quer dizer, onde analisam os ângulos de estrabismo, medem a acuidade visual e similarmente a função dos músculos extraoculares.

Conhecendo a optometria

Caso você não conheça, o que é bem comum, a Optometria baseia-se na área que identifica problemas de visão. Ou seja:

  • Miopia;
  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo, bem como semelhantes. 

Distintamente do profissional oftalmologista, mais conhecidos pela grande maioria, o optometrista é o profissional encarregado pela atenção primária da visão. Isto é, o exame que detecta os distúrbios visuais existente em pacientes e suas causas.

Além de tudo, ele ainda encaminha as pessoas para especialistas que poderão tratar as ocorrências com eficácia.

Nesse caso, é importante ter o conhecimento que somente um oftalmologista não possui permissão para emitir uma receita médica para problemas visuais.

Conhecer melhor cada uma dessa áreas e ao que refere-se, nos permite principalmente buscar o melhor atendimento para garantir a saúde dos nossos olhos!

Ao precisar de óculos de qualidade com o propósito de iniciar ou dar continuidade ao tratamento indicado por esses profissionais, conte com a Optiluz

Fontes:

Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria 

Conselho Brasileiro de Ortóptica 

Ministério da Saúde 

Veja também: 

FOTOFOBIA: SAIBA O QUE É COMO ESSA SENSIBILIDADE À LUZ PODE INDICAR DOENÇAS

HORA DE TROCAR OS ÓCULOS? CONHEÇA 7 SINAIS QUE LHE MOSTRAM ISSO 

 

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *