Olhos verdes: 3 curiosidades sobre a característica

Olhos verdes: 3 curiosidades sobre a característica

Você sabia que apenas 2% da população mundial possui olho verde? É claro que várias pessoas são atraídas pelos olhos azuis, mas os verdes com toda certeza roubam a cena. No entanto, independente da popularidade, os olhos verdes apresentam algumas peculiaridades que valem a atenção.

Sendo assim, preparamos este post com 3 curiosidades sobre olhos verdes que provavelmente você não conhece. Continue a leitura para descobrir!

Tudo depende do material genético

Não é segredo para ninguém que a cor dos olhos é influenciada pela genética. Os cromossomos responsáveis por isso são o 1,15 e 19, que possuem a mistura do material genético paterno e materno.

Em resumo, as cores verdes e azuis são um gene recessivo, ou seja, mais raras. Relembrando um pouco as aulas de genética, o gene recessivo só será ativo se não houver a presença de um gene dominante. Ou seja, nesse caso, o gene do olho castanho.

Para os olhos azuis, então, a pessoa precisa receber dois genes recessivos. Em contrapartida, os olhos verdes são resultado de um meio termo, ou seja, um gene de olho castanho, mas com menor quantidade de melanina (o que é muito raro ocorrer).

Entendeu o porquê da pouca quantidade de pessoas com olhos verdes? 

Os olhos verdes não têm uma cor constante

Não, isso não significa que eles vão deixar de ser verdes de uma hora para a outra. No entanto, a depender da luz, o olho pode ficar mais amarelado ou azulado.

 

Olhos verdes: 3 curiosidades sobre a característica. Foto/Reprodução: gruizza no iStock

 

Essa mudança está relacionada à incidência de luz no estroma, tecido conjuntivo da córnea. Sendo assim, o tom de verde pode variar de acordo com o clima ou até mesmo com o local.

Maior sensibilidade em olhos verdes

Assim como os olhos azuis, os verdes são mais sensíveis a luz. Como resultado, tendem a ficar ressecados com mais facilidade, pois normalmente as pessoas piscam menos quando contraem os olhos para adaptá-los à luz.

Além disso, pessoas com olho verde possuem uma tendência maior a desenvolver catarata no decorrer dos anos, também como consequência da exposição à luz.

Por fim, o cuidado deve ser redobrado a outras doenças oculares, pois, como possuem uma quantidade menor de melanina, a proteção contra radiação ultravioleta não é tão eficaz quanto do olho castanho, por exemplo.

De qual cor são seus olhos?

E você? Possui olhos verdes ou conhece alguém com a característica? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe essas curiosidades em suas redes sociais!

Lembre-se que, independente da cor de seus olhos, o cuidado é indispensável. Sendo assim, aproveite para fazer uma visita até uma das lojas da Optiluz e conhecer os modelos disponíveis de óculos de sol. Esperamos por você!

 

Leia também:

Olhos castanhos: o que você não sabe sobre eles!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *