Presbiopia: quais os sinais e o melhor tratamento?

Presbiopia: quais os sinais e o melhor tratamento?

Você com certeza já deve ter ouvido alguém falar que estava com a vista cansada e precisava usar óculos, certo? No entanto, o que muita gente não sabe é que esse cansaço tem nome: presbiopia.

Facilmente tratada, a presbiopia é comumente diagnosticada em pessoas acima de 40 anos e afeta grande parte da população. Inclusive, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 25% da população sofre deste problema.

Sendo assim, continue a leitura deste post para saber mais informações sobre a presbiopia, quais os sinais e como resolver esse problema!

Vamos lá?

A vista cansada

Não é à toa que a presbiopia é popularmente conhecida como vista cansada. Com o passar dos anos, há um envelhecimento dos olhos, fato que é absolutamente normal.

Consequentemente, o cristalino perde a sua elasticidade e os objetos deixam de parecer focados. Sabe quando você olha para um item ou paisagem e eles parecem embaçados? Em resumo, é exatamente isso que enxerga uma pessoa com presbiopia.

Esse problema é muito similar à hipermetropia, já que em ambos há dificuldade em enxergar objetos que estão perto. Já reparou que pessoas com mais idade, normalmente, tendem a esticar um livro, por exemplo, com o braço para conseguir ver melhor?

No entanto, a diferença entre presbiopia e hipermetropia consiste no fato de que a segunda não está relacionada ao envelhecimento da visão, mas sim com a estrutura do olho.

 

Presbiopia: quais os sintomas e o melhor tratamento? Foto/Reprodução: Pheelings Media no iStock

 

Quais os principais sintomas da presbiopia?

Além do fato de precisar afastar os objetos com o braço para focá-los, outros sinais de que pode estar com presbiopia são, por exemplo:

  • Dores de cabeça;
  • Olhos vermelhos;
  • Visão desfocada;
  • Problema para enxergar em ambientes mal iluminados;
  • Dificuldade para focar textos ou frases com letras muito pequenas.

Se diagnosticada, como tratar a presbiopia?

Existem, basicamente, 2 formas de tratamento da presbiopia: uso de lentes ou óculos e cirurgia. No entanto, o mais comum é que a pessoa diagnosticada com o problema passe a utilizar óculos de grau ou lentes de contato.

Para o tratamento de presbiopia, é indicado o uso de lentes multifocais. Essas possuem 3 campos de visão: para perto, longe e intermediário. Dessa forma, a visão se adaptará da melhor forma e os objetos voltarão a focar.

Ainda, é válido ressaltar o fato de que as lentes de contato podem não agradar muito, já que precisam ser constantemente higienizadas. Os óculos, portanto, ganham a preferência da maioria.

No entanto, como dito, também há a possibilidade de realizar uma cirurgia para corrigir a presbiopia. Esse procedimento é feito com um laser e costuma ser muito rápido. Contudo, ele não é indicado para todos os casos e somente um profissional pode recomendar o melhor tratamento.

Onde encontrar óculos com lente multifocais?

Na Optiluz, é claro! Temos uma variedade enorme de armações, que são super apropriadas para lentes multifocais. Dessa forma, basta você escolher a que mais combina com o seu estilo e que melhor se adapta ao seu rosto.

Chega de ficar com a vista cansada e a cabeça doendo! Visite uma de nossas lojas e veja todas as opções que temos em nosso catálogo.

Esperamos por você!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *