Videogame: cuidados que deve ter com os olhos ao jogar

Videogame: cuidados que deve ter com os olhos ao jogar

Perda da visão, desenvolvimento de problemas oculares e até mesmo convulsões são algumas das ocasionalidades que podem ocorrer quando se passa muitas horas ao videogame sem os cuidados necessários. Saiba mais!

É comum que, ao ligar o videogame, o mundo ao redor fique em segundo plano, por toda a atenção estar direcionada às competências que o jogo escolhido requer.

De acordo com a Pesquisa Game Brasil apurada no ano passado (2019), realizada pelo Sioux Group, Blend News Research e ESPM, cerca de 66,3% dos brasileiros joga videogame.

Além disso, a mesma pesquisa apontou que 58,6% das pessoas incluídas no levantamento fazem desses jogos sua principal ferramenta de entretenimento.

Já foi comprovado que a prática, quando feita moderadamente, traz diversos benefícios ao sistema cognitivo, a citarmos como exemplo:

  • O exercício da linguagem;
  • Memória,
  • Percepção;
  • Atenção e muitas outras.

Além disso, influencia positivamente o raciocínio lógico e ainda funções executivas.

No entanto, não somente de vantagens é feita a atividade, que principalmente quando passado um longo período em contato com a mesma pode trazer disfunções para os olhos.

Utilizar óculos com filtro azul para jogar videogame

Segundo informações divulgadas no mesmo estudo, 83% dos entrevistados possuem o hábito de jogar em seus aparelhos celulares. Ao passo que 48,5% utilizam também os consoles (um microcomputador  dedicado a executar os jogos), enquanto 42,3% os notebooks.

No que diz respeito à preferência dos aparelhos para esses períodos nos jogos, os smartphones destacam-se com 45,3%. Em seguida, aparecem os aparelhos de videogame com 26,5% e, então, os computadores, com 12,8% da predileção dos jogadores.

Surpreendentemente, em todas as opções pode ser observado o intenso contato com a luz azul violeta – muito prejudicial à saúde dos olhos.

Como alternativa, podemos citar os eficientes óculos com filtro de luz azul, nos quais pode ser utilizado lentes incolores ou solares.

A opção, além de prática e segura, permite ainda a passagem do espectro azul-turquesa, bloqueando realmente, apenas a toxicidade do espectro nocivo.

Isso quer dizer que, ao adquirir esse tipo de lente, é possível utilizar durante todo o dia e não somente como um acessório exclusivo para os períodos em que estiver jogando.

Sua tecnologia é altamente confiável e pode acompanhar outros tipos de tratamentos para o conforto da visão.

É o caso, por exemplo, de escolhas como:

  • Antirrisco;
  • Camadas hidrorrepelentes e outras.

 

Videogame: cuidados que deve ter com os olhos ao jogar. Foto/Reprodução: Matilda Wormwood/Pexels

Períodos no videogame podem cansar ou secar os olhos?

É costumeiro que, em média, pisquemos entre 22 e 24 vezes a cada minuto. O que ocorre ao passar períodos em frente à telas de aparelhos eletrônicos é que os olhos piscam significativamente menos.

Consequentemente, ocorre a diminuição da umidade produzida e necessária aos olhos. Como resultado, isso contribui com o ressecamento do globo ocular.

A fim de impedir que a visão seja prejudicada, não é necessário cortar completamente o tempo que você se expõe às telas. No entanto, uma readaptação desse período pode ser reavaliada.

Recomendações ao jogar para manter a saúde da visão 

As recomendações que ressaltamos é: ao jogar videogame, trabalhar, maratonar suas séries e filmes favoritos ou quaisquer outras atividades em frente à telas com luz azul-violeta, realize intervalos de 5 a 10 minutos.

Em resumo, quaisquer atividades com intuito de fazer uma pausa na exposição já contribui muito com o descanso da visão.

Durante os períodos de jogo, lembre-se ainda de piscar (voluntariamente). Pois esse movimento ajudará na produção de umidade na região.

Dessa maneira, você conseguirá evitar o ressecamento do seu globo ocular.

Gostou das dicas? Então não deixe de compartilhá-las com os gamers que você conhece!

Interessou-se pela opção de utilizar óculos com proteção contra luz azul-violeta? 

Visite nosso espaço e saiba mais!

A Optiluz conta com os melhores recursos, marcas e profissionais para auxiliá-lo a manter a saúde da sua visão e tratamentos específicos sempre em dia!

Fontes: Tecnoblog e Infoescola

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *