Você sabe quais os riscos de usar óculos de sol falsificados?

Você sabe quais os riscos de usar óculos de sol falsificados?

Vamos ser sinceros: você encontra óculos falsos em qualquer lugar. E isso não quer dizer apenas com vendedores ambulantes, como é comum, mas em muitas lojas também que não são especializadas no assunto (ou pior, dizem que são). Inclusive, você sabia que a cada dez brasileiros, quatro optam por óculos de sol falsificados?

Entendemos que o preço pode ser muito atrativo, mas será que compensa mesmo comprar óculos de sol falsificados? Já adiantamos que não, afinal, você corre certo perigo ao utilizá-los. Quer saber quais os riscos? Então, continue a leitura deste post que preparamos com algumas informações importantíssimas sobre o assunto! Vamos lá?

A falta de proteção aos raios UV

O objetivo principal dos óculos de sol é proteger nossos olhos dos raios ultravioleta (UV), não é mesmo? Afinal, a exposição a eles pode ser muito prejudicial à saúde da nossa visão. No entanto, óculos falsificados são baratos por um motivo bem simples: eles não possuem proteção alguma nas lentes.

O perigo mora, portanto, no fato de que esses itens retiram a proteção natural dos olhos contra o excesso de luz. Pois, quando estamos expostos ao sol ou à claridade em geral, a pupila tende a se fechar para entrar menos luz. Contudo, ao utilizarmos um óculos de sol, que basicamente é um filtro escuro, a pupila não realiza tal movimento.

Consequentemente, a pupila não fecha, pelo contrário, ela dilata. Agora, já pensou no risco de ficar exposto ao sol com a pupila dilatada com óculos que não possuem nenhuma proteção contra os raios UV?

 

Você sabe quais os riscos de usar óculos de sol falsificados? Foto/Reprodução: Erik Mclean no Unsplash

 

Em resumo, em situações de muita exposição à claridade, é melhor ficar sem óculos do que com modelos piratas. 

Quais as principais consequências de utilizar óculos de sol falsificados?

Devido à grande exposição à luz sem proteção, em longo prazo, nossos olhos se tornam suscetíveis a algumas doenças, inevitavelmente. Entre elas, podemos citar:

  • Queimadura da retina: o sol é capaz de, literalmente, queimar a sua retina e isso pode causar uma cegueira parcial. Basicamente, os raios UV causam danos à mácula, região da retina responsável pela visão das cores e detalhes das coisas;
  • Pterígio: alteração na conjuntiva (membrana transparente que fica na superfície do olho). Normalmente isso ocorre na direção da pupila e forma-se um tecido sobre a região – não à toa, esse problema é conhecido como “carne no olho”;
  • Tumores na pálpebra ou na conjuntiva;
  • Catarata: um dos principais motivos de cegueira no mundo, caracteriza-se pela perda da transparência do cristalino. O uso de óculos de sol falsificados pode acelerar o aparecimento da catarata;
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade: chamada também de DMRI, é uma lesão progressiva na mácula que causa perda de visão na região central da visão.

 

Óculos de sol falsificados. Foto/Reprodução: Adrianna Calvo no Pexels

 

Como saber se um óculos de sol é falsificado?

Infelizmente, com o passar dos anos, a falsificação dos óculos de sol tornou-se cada vez mais “profissional”, ou seja, dificilmente você perceberá uma diferença muito grande em um primeiro momento. Sendo assim, é preciso manter-se atento aos detalhes.

Preste atenção no acabamento da pintura, pois muitas vezes pode perceber manchas ou falhas nas laterais, principalmente. Além disso, em óculos originais há um maior cuidado com as letras da logo, que são melhor impressas e proporcionais. 

Marcas de renome no mercado costumam marcar seus modelos com uma gravação específica na parte interna dos óculos. Isso ajuda a evitar falsificação, então, fique atento.

Por fim, se você quer evitar o risco de comprar óculos de sol falsificados, então adquira o item em óticas de sua confiança e conhecidas no setor, como a Optiluz. Aqui, oferecemos apenas modelos com qualidade garantida e nos preocupamos com a saúde dos seus olhos!

Quer conhecer as nossas opções? Acesse nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e, claro, visite uma de nossas lojas!

Sobre o autor

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *